Covid-19: Campanha educativa da Câmara orienta, pede calma e conclama união dos povos da fronteira

por Diretoria de Comunicação — última modificação 20/04/2020 18h31

Diante da decretação de estado de calamidade, impacto sem precedentes na economia da cidade e urgente necessidade de conter o avanço do coronavírus, a Câmara Municipal de Foz do Iguaçu acaba de lançar uma campanha educativa e de conscientização. Devido ao caráter de utilidade pública, a iniciativa tem apoio de vários meios de comunicação. Em uma das peças da campanha, um vídeo impacta pelo cunho emocional, traz orientações, pede calma e conclama a união dos povos da fronteira no enfrentamento da Covid-19. Foz do Iguaçu abriga mais de 80 etnias.

Nas cenas aparecem diversas pessoas sozinhas, de diversas etnias, olhando pela janela de casa. “Calma, Foz, tudo vai passar”, vem a narrativa com cenas de ruas vazias da cidade, mostrando seus pontos turísticos desertos, incluindo as Cataratas secas pela estiagem. “Se nossas ruas ficaram vazias, nossos pensamentos estão cheios de esperança e coragem. Cada um fazendo a sua parte, juntos vamos superar esse momento”, ressalta a locução.

Com imagens das pontes da fronteira vazias, a narrativa interpreta. “Nesta fronteira, se hoje estamos separados, nunca estivemos tão unidos para enfrentar um mal que ameaça nossa gente”.

A peça traz abordagem sobre condutas preventivas como higiene e pede cuidados ainda maiores para quem for sair de casa nesse momento de retomada gradual e monitorada do comércio. “Se precisar sair, use máscara, mantenha a distância entre um e outro, redobre os cuidados e evite aglomerações. Siga todas as recomendações e tenha cuidados pessoais e com a saúde dos outros”.

E completa: “Afinal, somos várias etnias, mas um só povo! Por tudo isso, Calma Foz. Logo, a alegria e o trabalho da nossa gente voltarão a preencher nossas ruas!”. O VT começa a circular nesta semana nas redes sociais, internet e canais TV. Na sequência a campanha vai abranger emissoras de rádio, jornais e demais veículos.
A Rede Massa de Televisão (Rede SBT) encampou o projeto e vai impulsionar a veiculação das peças e ajudar na orientação e conscientização da população.

Momento é crucial, diz presidente da Câmara
De acordo com o presidente da Câmara, Beni Rodrigues (PTB) “todos estão empenhados. Com o anúncio da retomada gradativa, reabertura dos comércios, é um momento crucial para que as pessoas redobrem os cuidados, usem proteção como máscara, álcool em gel, obedeçam o distanciamento e não causem aglomeração”.

Na opinião de Beni, a campanha institucional com apoio de vários parceiros vem nesse sentido. “Esses cuidados, mais do que nunca são fundamentais para que a retomada da economia aconteça de forma segura. Caso ocorra um aumento de casos, será necessário fechar tudo de novo, sem contar o sofrimento de quem se infectar e que isso pode até resultar em mortes. Pedimos encarecidamente que as pessoas se cuidem. Cada um deve fazer a sua parte e assim vamos vencer o coronavírus”, concluiu Beni.

Assista ao vídeo: