Controle de Leishmaniose e vacinação antirrábica são algumas das propostas da Vereadora Protetora Carol Dedonatti

por Diretoria de Comunicação última modificação 02/03/2021 15h19
Parlamentar apresentou também indicação para realização de um cadastro de animais domésticos

Foto: AMN-PMFI

Através de uma indicação ao Executivo, a vereadora requer a distribuição do medicamento Alopurinol, para controle da Leishmaniose, gratuitamente aos tutores de animais portadores desta doença. A Leishmaniose é uma doença que pode ser transmitida aos humanos e não tem cura, apenas controle. O medicamento para esse tratamento é o Alopurinol, presente na cesta básica do SUS no município, receitado para ácido úrico em humanos.

A Leishmaniose tem como sintomas, febre, palidez, fraqueza, e aumento das vísceras, além de úlcera cutânea, destruição dos tecidos da cavidade nasal, faringe e laringe, inclusive com perfuração destes órgãos. Nos cães ainda pode haver descamação de pele e crescimento progressivo das unhas. “É um problema de saúde pública, na medida em que muitos tutores e protetores não têm condições de adquirir o medicamento para o tratamento ininterrupto e permanente”, justificou a vereadora.

É sabido que muitas cidades vivem uma epidemia de leishmaniose, para saber a extensão do problema na nossa cidade, a vereadora também requisitou ao município os números de incidência da doença em animais e humanos nos últimos quatro anos. “Se nossas suspeitas se confirmarem, e Foz viver uma epidemia, medidas mais urgentes e efetivas terão de ser adotadas pelo poder público”, afirmou.

Outra doença que preocupa os detentores de animais domésticos é a Raiva. Apesar de não haver casos confirmados desde 2006, o CCZ tem encontrado frequentemente morcegos infectados com a doença. E é sabido que são eles que transmitem a doença aos cães e estes podem contaminar seres humanos.

Foz do Iguaçu está desde 2016 sem campanhas de imunização. É certo que o último caso de raiva canina registrado na cidade foi em 2006. Porém a vacinação é preconizada em lei municipal, mas só as clínicas veterinárias oferecem. Com o surgimento de casos de morcegos infectados, faz-se necessária a imunização em massa. “É imprescindível que haja campanha em 2021 e que os cães sejam imunizados em suas residências para haver cobertura expressiva, como forma de prevenção à doença”, ponderou Carol Dedonatti.

Cadastro Animal

Na mesma sessão a vereadora propôs ao prefeito um cadastro dos animais domiciliados, semi-domiciliados e de rua que podem ser monitorados através de software de identificação facial ou outro meio a ser definido pelo Executivo.

Essa medida, além do controle da população de cães e gatos, ainda serve como importante instrumento para identificar e punir os tutores que por ventura venham abandonar seus pets. “A adoção responsável de animais domésticos precisa ser estimulada e fiscalizada. Não é possível que se adotem animais hoje para descartar amanhã. Essa prática não pode se perpetuar em nossa cidade.”, finalizou.

Bueiros e parques - Carol Dedonatti também apresentou indicações para limpeza de bueiros na Rua Salvador, na Vila C e manutenção e limpeza do parquinho do bairro Polo Universitário.

Texto: Assessoria Vereadora Protetora Carol Dedonatti