Comunidade e autoridades discutem o Panorama da Segurança do Trabalho na Fronteira

por alanis — última modificação 28/04/2023 13h30
Debate foi proposto pelo parlamentar Kalito Stoeckl (PSD)

Foto: Christian Rizzi - Câmara Foz

Nesta sexta-feira (28/04), dia em que se celebra o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho e Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, a Câmara Municipal realizou uma audiência pública para debater sobre o Panorama da Segurança do Trabalhador na Fronteira.

A audiência, que foi proposta pelo vereador Kalito Stoeckl (PSD) e realizada em atendimento ao requerimento n° 54/2023 no Plenário da Casa, contou com membros da comunidade iguaçuense e autoridades no tema. Ao público que não compareceu, o debate poderá ser assistido via Youtube (https://bit.ly/camarafozyoutube).

O proponente do debate, o parlamentar Kalito (PSD), fez a abertura da audiência e conduziu as explanações técnicas e discussões, iniciando o debate com dados baseados nos registros do ano anterior e expressando a importância de “chamar a atenção para esse grave problema”.

Os debates no que diz respeito ao Panorama da Segurança do Trabalho

“Essa data do dia 28 de abril é muito emblemática. Foi instituída em 2003 para que se voltasse a atenção à prevenção de acidentes de trabalho”, explica a primeira expositora, Claudia Honório (Procuradora, representante do ministério público do trabalho em Foz do Iguaçu), em uso da tribuna, contextualizando a importância do “Abril Verde”. Ela contribuiu com dados em níveis municipal, nacional e internacional, apontando inclusive que “no mundo, um trabalhador morre a cada quinze segundos por acidente ou doença do trabalho”.

Fornecendo dados acerca do acidente de trabalho com parâmetros dos Bombeiros de Foz do Iguaçu, o tenente-coronel Amarildo Roberto Ribeiro (comandante do 9° grupamento de Bombeiros de Foz do Iguaçu) apresentou estatísticas do tema com base no Sistema de Registro de Ocorrências do Corpo de Bombeiros – SYSBM, este que é utilizado para contabilizar os atendimentos.

Marilene Lacerda, coordenadora da saúde do trabalhador do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador – CEREST, forneceu dados no que diz respeito ao Câncer relacionado ao trabalho, explicando que diversos trabalhadores são acometidos pela doença devido a presença de agentes cancerígenos no ambiente de trabalho, como agrotóxicos, amônia, formol, entre outros.

Elaine Preto, enfermeira e coordenadora municipal da saúde do trabalhador de Foz do Iguaçu, durante o uso da tribuna como expositora, apontou que as notificações de acidentes de trabalho são importantes para mensurar e criar caminhos para prevenir demais acidentes. Ela apresentou a plataforma Smartlab, que surgiu como um meio para construir conhecimento relevante para a implementação de políticas públicas do trabalho decente utilizando recursos de baixo custo.

A enfermeira Simone Heberle fez o uso da tribuna representando a vigilância epidemiológica de Foz do Iguaçu. A expositora explicou que é preciso “diferenciar a notificação do acidente de trabalho da comunicação de acidente de trabalho (CAT)”. Segundo ela, os registros tratam do mesmo indivíduo, mas têm objetivos diferentes.

Demais autoridades no assunto, como representantes: da LAM, empresa especializada EPI’s no município; do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil – Sintracon, subseção Foz do Iguaçu; da Vigilância Sanitária e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – subseção Foz do Iguaçu fizeram o uso da tribuna e realizaram questionamentos e contribuições à temática.

Composição da mesa

Participaram da composição de mesa: Kalito Stoeckl (PSD), vereador proponente do debate; Cláudia Honório, Procuradora do Ministério Público do Trabalho em Foz do Iguaçu; Tenente-coronel Amarildo Roberto Ribeiro, comandante do 9° grupamento de bombeiros de Foz do Iguaçu; Rose Meri da Rosa, secretária municipal da saúde; Juliano Pedroso, chefe da vigilância sanitária da secretaria de estado da saúde; Edmar Vidal, técnico de segurança do trabalho (representando a gerência da segurança do trabalho da Itaipu Binacional); Aldevir Hanke, presidente do Sindicato dos servidores Públicos Municipais – Sismufi; Marilene Aparecida Padeski Lacerda, coordenadora da saúde do trabalhador do Centro de Referência em Saúde do trabalhador – Cerest; Luiz Carlos Artmann, diretor executivo do Sindicato de Hotéis, restaurantes, bares e similares – Sindhotéis; Roberto Valiente Doldan, diretor de vigilância em saúde da Secretaria Municipal de Saúde; Eliane Moraes de Souza Preto, coordenadora municipal de saúde do trabalhador de Foz do Iguaçu; Luciano Martins dos Santos, supervisor técnico da saúde da família (representante da Atenção Básica); Simone Heberle, representando a vigilância epidemiológica de Foz do Iguaçu.

CLIQUE PARA VER FOTOS DA AUDIÊNCIA