Comissão Mista da Câmara recebe prestação de contas e verificação de metas do Executivo

por COMUNICAÇÃO — última modificação 28/09/2018 13h52 Câmara Municipal de Foz do Iguaçu
Avanços nas contas públicas e evoluções a partir da recuperação da capacidade de investimento foram destaques da apresentação no plenário

A atuação do vereador não se reduz a fazer projetos, ouvir as demandas da população e transformá-las em indicações e requerimento. Outro papel importante no âmbito do Poder Legislativo é o de fiscalização e acompanhamento do trabalho realizado pela Prefeitura.

Diante disso, cumprindo obrigação prevista em lei, a Secretaria da Fazenda apresentou nesta sexta-feira (28), o relatório do segundo quadrimestre do ano e a apresentação do cumprimento das metas fiscais. A audiência contou com a presença de vereadores, secretários municipais e universitários do curso de Ciências Contábeis.

Os trabalhos foram presididos pelo Secretária Municipal da Fazenda, Ney Patrício e os números detalhados pelo diretor de Gestão Orçamentária, Darlei Finkler. Entre os dados apresentados, de acordo com o secretário, o destaque está na recuperação da capacidade de investimentos do município. “Tivemos um incremento de investimentos em obras públicas, saúde e educação em função da retomada das obras que estavam paradas. Essa foi a nossa prioridade para que não perdêssemos mais recursos públicos. O desempenho das contas foi bastante positivo. Tivemos bons resultados em desempenho financeiro. As ações que foram priorizadas foram cumpridas e acertadas”, destacou Ney Patrício.

Os investimentos que no mesmo período do ano passado (primeiros oito meses) foram de R$ 14,8 milhões, neste ano subiram para R$ 56,8 milhões, ou seja, 281,7% a mais. A receita total nos oito meses deste ano na prefeitura foi de R$ 606,8 milhões, sendo 12% acima dos valores do mesmo período do ano passado quando alcançou R$ 540,5 milhões. O resultado primário é de R$ 103,9 milhões, mantendo-se dentro da margem esperada.

Controle das contas e credibilidade

O vereador Tenente-coronel Jahnke, Presidente da Comissão Mista e da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara, ressaltou o bom trabalho realizado pelo Executivo. “Com essa prestação de contas nós pudemos perceber a seriedade com que estão sendo administrados os recursos do município de Foz do Iguaçu. Observamos que as despesas que nos anos anteriores estavam altíssimas, estão hoje sob controle. Já há reservas sendo feitas para o fechamento do ano sem sobressaltos financeiros. Assim, o município voltou a adquirir credibilidade junto a outras administrações e outras esferas de governo. Isso possibilita a retomada de obras, crescimento e desenvolvimento do município”, argumentou o Vereador.

O aumento da arrecadação e a evolução econômica do município também foram comemorados pelo parlamentar. “O próprio cidadão, ao perceber que os recursos do município estão sendo empregados com responsabilidade, volta a pagar seus impostos e contribuir com o progresso da cidade. É um resgate de credibilidade que está sendo feito pelos trabalhos do Poder Executivo e do Poder Legislativo” finalizou Jahnke.

As audiências quadrimestrais devem ser sempre realizadas e são importantes instrumentos no processo democrático, considerando quesitos relevantes como transparência e acompanhamento das contas públicas e de que maneira tributos e outros recursos têm sido aplicados em prol do desenvolvimento da cidade.

registrado em: