Comissão Especial da Câmara discute revitalização da Vila Portes e Jardim Jupira
A Comissão Especial de Vereadores, instituída com a finalidade de realizar estudos para revitalização da Vila Portes de Jardim Jupira realizou reunião no plenário da Câmara nesta terça-feira, 29 de outubro. A presidente da CE, vereadora Anice Gazzaoui (PP), ouviu técnicos e gestores para encaminhamento do relatório final. O grupo, formado também pelos vereadores Edivaldo Alcântara (PSDB) e Alex Meyer (PP), estuda também os efeitos da separação entre as duas áreas, que abriga um dos maiores centros comerciais da região. Um projeto de interligação da Vila Portes e Jupira foi apresentado juntamente com o plano de conclusão da Avenida Beira-Foz.
Na reunião também foram debatidas reivindicações de moradores e comerciantes das regiões. “O próximo passo é fazer um compilado de todas as informações e encaminhar o relatório final da comissão que será enviado às autoridades competentes. Temos todas as informações necessárias e precisamos buscar que haja resolução para os problemas que foram identificados”, destacou a vereadora Anice.
Participaram da discussão: integrantes da Receita Federal; Secretaria Municipal de Meio Ambiente; Fozhabita; Itaipu e Itaipu Parquetec, que desenvolveram o projeto. A infraestrutura local foi um dos problemas mais abordados durante a reunião, principalmente a ausência de interligação adequada entre Jardim Jupira e Vila Portes. Outros fatores ponderados foram: segurança, limpeza, coleta de lixo e arborização.
Maycon Vendrame, Gerente da Divisão de Planejamento de Obras da Itaipu, abordou o projeto Beira Foz e revitalização do Jardim Jupira. “Um dos pontos que está sendo definido é a interligação dos dois bairros, com passagem de pedestre e de veículos. Até dezembro temos a expectativa de estarmos com os projetos técnicos desenvolvidos e completos”.
A comissão já realizou outras reuniões nesses moldes, em março deste ano, com a presença de técnicos da prefeitura e empresários da região. À época, já havia sido apontada necessidade de melhorias na estrutura das feiras livres, na sinalização urbana, segurança pública e implantação de centros municipais de educação infantil (CMEIs).