Comissão Especial da Câmara apresenta conclusões sobre obras de saneamento

por Redação/CMFI última modificação 10/10/2024 12h07
Sanepar detalhou investimento de R$154,59 milhões até 2028 para melhorias no serviço de água e esgoto
Comissão Especial da Câmara apresenta conclusões sobre obras de saneamento

Foto: Christian Rizzi - Câmara de Foz

A Comissão Especial da Câmara Municipal de Foz do Iguaçu, apresentou um relatório conclusivo sobre o acompanhamento das obras de água e esgoto no município. Composta pelos vereadores Dr. Freitas, Ney Patrício e Edivaldo Alcântara, a comissão teve como objetivo acompanhar o cronograma de planejamento e execução das intervenções de saneamento, após diversas reuniões com a Sanepar e a comunidade.

A Gerente Regional da Sanepar, Polyana Varlett, detalhou o investimento de R$154,59 milhões até 2028 para melhorias no abastecimento de água e esgotamento sanitário, conforme previsto no Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB). O plano, criado em 2012, é essencial para a expansão dos serviços de saneamento e a promoção da saúde pública no município. Entre as metas estabelecidas estão a ampliação da rede de esgoto, o aumento da cobertura de abastecimento de água e a melhoria na gestão de resíduos sólidos.

A comissão destacou a necessidade de um cronograma detalhado para a execução das obras, incluindo prazos claros, descrição das intervenções, investimentos previstos e metas de cobertura. Tal medida pretende garantir a transparência e eficiência no uso dos recursos públicos, além de permitir um acompanhamento mais efetivo pela sociedade civil e pelos vereadores.

Recomposição de calçadas e asfalto

Um dos principais problemas discutidos em reunião foi a infraestrutura de saneamento, incluindo reclamações sobre buracos nas ruas após obras, falta de água e desníveis no asfalto. A Sanepar se comprometeu a intensificar a manutenção preventiva e a implementar um sistema de monitoramento das ações.

A comissão recomenda que o cronograma de obras seja apresentado à Casa de Leis, assegurando o engajamento da comunidade e a participação ativa na fiscalização das melhorias em infraestrutura. Segundo o relatório, a continuidade do Plano Municipal de Saneamento Básico depende do monitoramento rigoroso e da atualização constante das ações para atender à crescente demanda da população de Foz do Iguaçu.

O relatório reforça que a execução adequada do Plano Municipal de Saneamento Básico, com cronogramas bem definidos e participação popular, é crucial para o sucesso das obras de saneamento. A comissão espera que o planejamento se mantenha dentro dos prazos, assegurando a melhoria da qualidade de vida da população e o desenvolvimento sustentável da cidade.