Comissão de Turismo quer ampliar discussão sobre nova concessão do Parque Nacional do Iguaçu

por Diretoria de Comunicação última modificação 23/06/2021 13h42

A nova concessão do Parque Nacional do Iguaçu voltou ao debate na Câmara de Foz durante a sessão desta terça-feira, 22 de junho. A Comissão de Turismo da Casa de Leis pediu, via requerimento, a realização de Audiência Pública para debate o tema. As preocupações levantadas foram: alto valor do ingresso no PNI, previsto para nova concessão; liberação de entrada dos carros de turismo no atrativo e a necessidade de ampliação do debate, considerando a realidade do município.

A presidente da Comissão de Turismo, vereadora Anice Gazzaoui (PL), pontuou: “Importante que o debate não fique só em uma esfera. Estamos falando de uma concessão de 30 anos. Não podemos deixar de trazer o debate para esta Casa. Tivemos reunidos com secretário de Turismo do município, com a diretora do Parque Nacional e depois tivemos outras reuniões sobre o tema. Da forma que está sendo elaborado e proposto não podemos aceitar. A taxa prevista para entrada no Parque é de 110 reais. Isso é absurdo. Agora querem fazer tabela única. Isso é um retrocesso. Já tivemos anteriormente uma luta grande em Brasília para que conseguíssemos manter a entrada dos carros, das vans de turismo”.

O vereador João Morales (DEM) destacou: “O espaço é nosso, está dentro do nosso território. Nossa preocupação é que os trabalhadores tenham seus direitos garantidos, que os moradores do entorno tenham valor menor estipulado. Quem sofre depois é o contribuinte. Aquele que precisa, que vem a passeio. Um projeto de 30 anos, precisa ser transparente. É uma exploração comercial muito grande. O município fica à mercê, não recebe nada. Esperamos que saiam bons frutos da nossa comissão”. O vereador Dr. Freitas (PSD) também se posicionou: “Esse valor é exorbitante. Se aumentar o preço as pessoas não vão”.

O vereador Galhardo (Republicanos), que também integra a Comissão de Turismo, enfatizou “qual motivo da pressa? Esse processo precisa ser feito com calma”. O vereador Cabo Cassol (Podemos) ressaltou: “Isso é assunto para ser discutido em um ano. Se ficar esse valor a taxa de entrada, podemos ter certeza que os turistas vão visitar o lado argentino somente”. “Temos muitas pessoas aqui da cidade que não conhecem as Cataratas. E aí vem querendo cobrar uma taxa de 120 reais para as pessoas visitarem o Parque. Gostaria de questionar quanto dessa taxa ficará de retorno para a cidade”, cobrou o vereador Alex Meyer (PP). O requerimento, também assinado pelo vereador Ney Patrício (PSD),  foi aprovado e a data do evento ainda será agendada.