Comissão de Saúde da Câmara se reúne com trabalhadores para discutir piso salarial da enfermagem

por alanis — última modificação 26/01/2023 13h50

Foto: Christian Rizzi - Câmara Foz

Na manhã desta quinta-feira, 26 de janeiro, a vereadora Yasmin Hachem (MDB) e o vereador Rogério Quadros (PTB), respectivamente Presidente e Membro da comissão de Saúde da Câmara Municipal de Foz, se reuniram com trabalhadores da área da saúde com a finalidade de discutir o piso salarial para enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares de enfermagem.

Nacionalmente, a discussão do piso da categoria está sendo travada agora no âmbito do Ministério da Saúde. As últimas notícias veiculadas pela imprensa dão conta de que o órgão trabalha em relatório para auxiliar na elaboração de medidas para efetivação do piso, conforme emenda constitucional 127/2022.

No que se refere ao trabalho da Câmara de Foz, os esforços são no sentido de avançar no debate para futura implementação dos direitos da categoria. A reunião de hoje contou com a presença do Secretário Municipal de Administração, Nilton Bobato, e do Presidente do Sindicato dos Empregadores em Estabelecimentos e Serviços em Saúde, Paulo Sérgio Ferreira; presidente do Sismufi, Aldevir Hanke, representantes da secretaria de saúde e trabalhadores da área da enfermagem.

No encontro, foram abordados números de enfermeiro, técnicos e auxiliares da cidade, quais seriam os custos totais gerados a partir da implementação do piso, além de discutirem quais as tramitações a nível nacional que necessitam de conclusão, para que assim o Município possa executar os pagamentos do piso salarial.

“Discutimos números, quantidade de enfermeiros, técnicos e auxiliares tem o município e também abordamos as tramitações nacionais que ainda precisam ser concluídas para que o município execute o pagamento do piso”, pontuou a vereadora Yasmin Hachem (MDB), presidente da comissão de saúde da Casa.