Com atuação em projetos sociais, bailarina Júlia Cornetta é Cidadã Honorária de Foz

por Elaine Macena última modificação 28/06/2024 14h32
Professora de dança recebeu honraria na Câmara, proposta pelo presidente João Morales

Foto: Christian Rizzi - Câmara de Foz

Na manhã desta sexta-feira, 28 de junho, a Câmara Municipal realizou uma sessão solene para entregar o Título de Cidadã Honorária de Foz do Iguaçu à bailarina e professora de dança Júlia Cornetta. A honraria proposta pelo vereador João Morales, presidente do Poder Legislativo, é um reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao município. Natural de Londrina, desde 1997, quando chegou a Foz do Iguaçu e inaugurou seu estúdio no Country Club, ela atuou em projetos sociais, incluindo a Fundação Cultural e outras iniciativas como o CAIC no Porto Meira, o Teatro Barracão, o Dança que Encanta, apoio ao Projeto Um Chute Para o Futuro e o Projeto Aprendendo a Viver.

Durante a cerimônia, o proponente, João Morales destacou a contribuição de Júlia para a cidade: “Na sua vida, com o seu talento você entregou tudo para nossa cidade, com amor, com dedicação, com dor, com suor, com lágrimas para nossas crianças, nossos jovens. Os talentos que Júlia Cornetta entregou para Foz do Iguaçu em quase 27 anos de trabalho são imensuráveis. Foz do Iguaçu agradece muito o seu esforço. Parabéns para essa pessoa maravilhosa, a melhor bailarina que essa cidade já teve”.

Juca Rodrigues, Diretor Presidente da Fundação Cultural, representando o governo municipal, também enalteceu o trabalho de Júlia: “O seu trabalho aqui em Foz do Iguaçu é muito além do que se possa imaginar, nós não conseguimos mensurar. O trabalho da arte salva vidas, nos proporciona saúde, segurança e projeta nossos horizontes. Essa resistência que você representa hoje merece toda nossa reverência. Parabenizo ao vereador por conceder uma honraria a uma artista.”

A solenidade contou ainda com a apresentação das alunas do Grupo Avançado do “Studio de Danças Júlia Cornetta”, proporcionando um momento emocionante para todos os presentes. Eliane Schaefer, jornalista e amiga, elogiou a homenageada: “Acompanho o trabalho da Júlia há muitos anos e lá vejo toda uma organização que nunca vi na vida. A Júlia é uma rainha e merece reconhecimento de todo mundo. Pessoas assim como você, Júlia, são raras. Então, meus parabéns e muito obrigada pela sua arte, pela sua cultura”.

A vereador Yasmin Hachem leu os termos do pergaminho que foi entregue à Júlia Cornetta. A homenageada agradeceu: “Me sinto honrada e muito emocionada de fazer parte deste plenário hoje, de estar recebendo das mãos do Presidente João Morales essa homenagem tão importante. Fico muito lisonjeada de receber com o carinho de todos que estão aqui”.

A ex-vereadora Nanci Rafagnin Andreola também fez questão de ressaltar a arte e a dedicação de Júlia. “Você leva a arte, leva a cultura, amor, carinho. Você deixou uma etapa da sua vida para atender essas pessoas. Muito obrigada, João Morales, por esse reconhecimento. Você foi muito feliz na escolha dessa profissional e tenho certeza que ela sempre honrará esse título que faz por merecer”.

Trajetória de arte e atenção social

Nascida em 28 de julho de 1966, em Londrina, Júlia vive em Foz do Iguaçu há 26 anos. Iniciou no Ballet Clássico aos 5 anos e aos 15 já era bailarina profissional. Formada em Danças pela faculdade em Londrina, possui uma formação diversificada em dança clássica, jazz, contemporâneo, sapateado, dança de salão e dança indiana, além de pós-graduação e mestrado em dança clássica. Atualmente, realiza doutorado e colabora com maestros internacionais.

Participou de inúmeros festivais de dança, recebendo várias premiações. No Studio de Danças Júlia Cornetta, trabalha com crianças a partir de 2 anos e meio, transmitindo seu profissionalismo. Influenciada por instrutores renomados, ela criou o Projeto Aprendendo a Viver, que leva dança a crianças e jovens (de 4 a 22 anos) de baixa renda. Desde 1997, quando chegou a Foz do Iguaçu, inaugurou seu estúdio no Country Club e se envolveu em projetos sociais, incluindo a Fundação Cultural e outras iniciativas como o CAIC no Porto Meira, o Teatro Barracão, o Dança que Encanta, o Um Chute Para o Futuro e o Projeto Aprendendo a Viver.