Colégio Vicentino São José e Associação de Proteção à Maternidade e a Infância recebem moção de aplauso

por Diretoria de Comunicação última modificação 07/11/2018 11h54
Instituições atuam em Foz do Iguaçu há mais de 70 anos nas áreas da educação e do serviço social

A missão de educar e abraçar causas sociais, tem sido, há mais de 70 anos, o compromisso do Colégio Vicentino São José e da Associação de Proteção à Maternidade e a Infância (APMI). Em reconhecimento aos anos de serviços prestados, a Câmara Municipal realizou durante a sessão ordinária desta terça-feira (06) uma cerimônia de moção de aplauso para homenagear as duas instituições.

A honraria foi proposta pelos Vereadores Beni Rodrigues e Nanci Rafagnin Andreola, que entregaram a placa de honra, juntamente com o Presidente Rogério Quadros; a Irmã Ângela Pan, Diretora do Colégio Vicentino São José; e a Irmã Nilda Ferreira da Silva, Presidente da Associação de Proteção à Maternidade e a Infância (APMI). Estiveram no Plenário para acompanhar a cerimônia, antigos e atuais alunos do Colégio, além de professores e ex-professores.

Educação: Colégio Vicentino São José

Em 1947, as primeiras Irmãs Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo chegaram ao Município de Foz do Iguaçu. Aqui, iniciaram os trabalhos na área da educação, com 164 alunos, nas salas da casa paroquial São João Batista.

Hoje, o Colégio Vicentino São José de Foz do Iguaçu, comporta os cursos de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio e oferece Laboratórios de Ciências, de Informática, ampla Biblioteca, Brinquedoteca e Laboratório para Jogos. Na parte externa, o Colégio oferece quadras esportivas, playground, área verde. Os educandos contam com treinamento desportivo, coral, aulas de ballet, judô e fanfarra.

“É um recordar agradecido, um passado que se atualiza no presente e se abre para o futuro. Ao olhar o caminho percorrido pelos 70 anos somos fruto e semente. Ao agradecermos temos grande consciência da capacidade de semear. Com certeza queremos partilhar desta alegria, continuem somando conosco na caminhada de partilha. Obrigada por esta manifestação de carinho e gratidão. É toda a cidade de Foz do Iguaçu que recebe este louvor”, destacou irmã Ângela Pan, Diretora do Colégio Vicentino São José.

Em seu pronunciamento na tribuna, a Vereadora Nanci Rafagnin ressaltou a importância da instituição de ensino para o município e como o local foi importante para a sua formação. “Falar sobre os 70 anos do colégio Vicentino São José não é difícil porque também passei por esse colégio no início da minha vida escolar. Reconhecer os 70 anos na formação de jovens e crianças iguaçuenses é expressarmos a gratidão da dedicação das irmãs que chegaram a nossa cidade. A missão desse colégio é educar, à luz da pedagogia e de práticas educacionais que estimulam a religião, a disciplina e a ética. ”

Solidariedade: Associação de Proteção à Maternidade e a Infância (APMI)

Atualmente a associação atende 150 crianças de 2 a 5 anos, em período integral, proporcionando o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, com famílias em situação de vulnerabilidade social. A APMI atende na modalidade de Educação Infantil, desenvolvendo aspectos físico, psicológico, intelectual, afetivo, social e espiritual.

Além disso, também fornecem atendimentos com profissionais na área de serviço social, psicologia, jurídico, odontológico e pediátrico. Benefícios eventuais, como: cesta básica, roupas, móveis, enfim, tudo o que a instituição recebe de doação repassa para as famílias atendidas, bem como oficinas de Artesanato, Inglês Básico, Informática e manicure e pedicure.

Irmã Nilda Ferreira da Silva, Presidente da Associação de Proteção à Maternidade e Infância (APMI), também agradeceu pela honraria. “Com alegria e gratidão a essa Casa, todo reconhecimento é bem-vindo. Agradeço a todos que há 70 anos iniciaram a obra. É muito gratificante a gente ver todo dia que as crianças entram e saem felizes de lá. Eu só tenho a agradecer a Deus, aos benfeitores que nos estimulam e estão sempre presentes na instituição. A gente sabe que pode contar com eles a qualquer momento e qualquer hora. Todos aqueles que lutam pelo mesmo ideal em uma sociedade mais justa e serena. A gente trabalha a criança e a família junto. O nosso reconhecimento aos pioneiros dessa obra na APMI”, destacou.

A vereadora Nanci Rafagnin Andreola completou: “A gente sabe da dificuldade que encontramos quando solicitam uma vaga na APMI, instituição que consegue abrir 150 vagas para crianças em período integral, assistindo na área social, de saúde e também jurídica. A APMI sempre teve destaque. É uma instituição que marcou muito nossa cidade. É um trabalho espetacular, me orgulho muito de uma instituição tão perfeita igual a essa. A maior convivência é com vocês do que com os pais, vocês fazem a alegria dessas crianças. Meus parabéns a vocês que fazem e aos que também já fizeram essa história”.

Clique aqui para mais fotos