Cidade Lixo Zero: como Foz do Iguaçu pode adotar essa medida coletivamente?
A meta de implementar a iniciativa “Lixo Zero” em Foz do Iguaçu foi tema de uma conversa entre a TV Câmara e a professora e especialista em Meio Ambiente, Suelen Maiara. Para debater mais sobre à atribuição dos resíduos e lixos na vida dos indivíduos, assim como a função da Coleta Seletiva no município.
A especialista aponta a importância de se descartar corretamente os resíduos que produzimos, principalmente no que se trata ao desperdício recorrente de alimentos: “Mais ou menos aqui no nosso município, 60% dos nossos resíduos são comidas que a gente joga fora”, explica Suelen. A professora revela que biodigestores foram instalados pela Prefeitura nas unidades de tratamentos de resíduos da Coleta Seletiva, que transforma os resíduos em energia.
Quando questionada sobre a iniciativa de Foz do Iguaçu se tornar uma “Cidade Lixo Zero”, ela destaca que os primeiros passos para conquistar essa meta: “Repensando os nossos resíduos e transformando eles também dentro das cadeias produtivas de eficiência energética”, comenta a profissional, explicando a logística reversa, que coleta resíduos e destina os mesmos para outros meios e industrias adequadas.