Cidadão Honorário: Bispo Dom Sérgio recebe título e deixa mensagem pela compaixão na sociedade
Com a Casa lotada, a Câmara Municipal de Foz do Iguaçu concedeu na noite desta sexta-feira, 1º de julho, Título de Cidadão Honorário ao Bispo Dom Sérgio de Deus, honraria proposta pela vereadora Protetora Carol Dedonatti (PP), em atendimento ao decreto legislativo 04/2022. A mensagem do homenageado pautou a necessidade de olharmos para outro e contra a indiferença.
A solenidade, abrilhantada pela banda do 34º BIMEC, foi aberta e conduzida pelo Presidente do Legislativo, vereador Ney Patrício (PSD). Marcaram presença no evento, os vereadores: João Morales (União Brasil), Rogério Quadros (PTB), Jairo Cardoso (União Brasil) e a vereadora Yasmin Hachem (MDB), primeira secretária da Casa de Leis, que fez a leitura do pergaminho. Também estiveram presentes: o prefeito Chico Brasileiro; a primeira dama, Rosa Maria Jeronymo Lima; Major Nunes, Comandante do Destacamento da Aeronáutica; Márcio Pacheco, deputado estadual do Paraná; Tenente-coronel Davies, comandante do 14º Batalhão da Polícia Militar. A cerimônia contou com a apresentação do coro “Schola Cantorum Sancta Caecilia” sob condução do regente Allisson Wilhan.
Após receber o pergaminho, o Bispo Dom Sérgio de Deus, agradeceu o reconhecimento: “o título que me é concedido é à igreja de Foz do Iguaçu. Nossa presença enquanto igreja pode se resumir em algumas palavras, que destaco duas, a primeira é a compaixão - vimos que ela é a melhor vacina contra a epidemia da indiferença. Hoje temos novas periferias, que são as existenciais. Precisamos olhar para essa realidade. A segunda palavra é a contemplação. Onde não há lugar para Deus, não há vida com sentido”.
O presidente do Legislativo, Ney Patrício (PSD), finalizou: Dom Sérgio lidera com fé e sabedoria. Suas palavras proferidas na tribuna nos engrandecem muito”.
Pronunciamento da vereadora Protetora Carol Dedonatti, proponente do Título
“Tornar-se bispo é uma missão que acontece a poucos. Dom Sérgio, por sua vida de entrega ao outro, seus ensinamentos e impactos positivos que gera na sociedade Iguaçuense, a Casa concede o Título de Cidadão honorário”, enfatizou.
Pronunciamento do prefeito Chico Brasileiro
“Temos percebido que Dom Sérgio cumpre um papel na igreja e na sociedade e esse papel se destaca cada vez mais, tanto que esse título é o reconhecimento a um homem que em tão pouco tempo dedicou sua fé cristão e sua vida a construir a harmonia da nossa sociedade e nossas famílias. Dom Sérgio estendeu não só a mão, não só a fé, mas toda a estrutura da igreja para estender a mão a quem mais precisava. O melhor de uma honraria não é recebe-la, é merecê-la e tenho certeza que a Câmara está fazendo homenagem pelo merecimento”.
História de vida do homenageado
Dom Sérgio nasceu em Alfredo Wanger (Santa Catarina). Na cidade de Ponta Grossa ele realizou os estudos filosóficos e em Londrina fez os estudos teológicos. Em junho de 2012 foi nomeado pelo Papa Bento XVI como Bispo Titular Gergis e Auxiliar de São Paulo, recebendo a ordenação episcopal em agosto de 2012. Ele tomou posse no ofício de Bispo Auxiliar na Arquidiocese em 2 de setembro na Catedral da Sé. Dom Sérgio membro da Comissão para os Tribunais eclesiásticos de Segunda Instância, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Em 1993 foi ordenado sacerdote em Cornélio Procópio (PR), onde exerceu diversas funções.
Ele também exerceu o cargo de Juiz do Tribunal Eclesiástico Interdiocesano de Londrina. No mesmo tribunal foi vigário judicial adjunto entre 2003 e 2006 e Vigário Judicial entre 2007 e 2012. Dom Sérgio também a função de presidente da Sociedade Brasileira de Canonistas.
Atualmente, Dom Sérgio é Bispo Diocesano de Foz do Iguaçu, Bispo referencial para o serviço de animação vocacional, pastoral vocacional. A igreja particular de Foz conta com 28 paróquias, distribuídas em 14 municípios de abrangência geográfica, organizada em três áreas pastorais e conta com o trabalho ministerial de 51 sacerdotes (30 diocesanos e 21 religiosos) e quatro diáconos permanentes.