Cezar Eduardo Ziliotto é o mais novo Cidadão Honorário de Foz do Iguaçu

por Diretoria de Comunicação última modificação 14/12/2020 18h44

A Câmara de Foz do Iguaçu concedeu nesta sexta-feira, 11 de dezembro, o Título de Cidadão Honorário de Foz do Iguaçu ao advogado Cezar Eduardo Ziliotto, em reconhecimento aos serviços prestados à cidade, principalmente enquanto foi Diretor Jurídico da Itaipu. Atualmente, Ziliotto exerce a profissão de advogado, com larga atuação no Estado do Paraná e na capital do país, Brasília. A honraria foi entregue pelo vereador Marcio Rosa (PSD).

O homenageado nasceu em Curitiba, em 1972. Em sua cidade natal fez carreira como advogado. De 2000 e 2008 foi professor universitário; Diretor Jurídico da Sanepar e também foi Diretor Jurídico da Itaipu Binacional. Ele é advogado e tem pós graduação em Auditoria Contábil. Na Itaipu, Dr. Ziliotto esteve à frente da área que é responsável pelas análises das parcerias, investimentos e convênios celebrados pela empresa nas mais diversas áreas, com destaque para a ampliação do Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC), o novo calçamento e ciclovia da Vila A, o Mercado Municipal de Foz, as obras de modernização do Aeroporto Internacional das Cataratas e a construção da segunda ponte sobre o Rio Paraná, ligando Foz do Iguaçu, na região do grande Porto Meira, ao município paraguaio de Presidente Franco.

Durante a homenagem, o proponente destacou que Foz reconhece Ziliotto como filho da terra. "O seu compromisso com a cidade é ainda maior. Você é uma pessoa simples, que tem humildade e esteve presente em muitas ações benéficas para a cidade, com a atuação na Itaipu, que fez obras na sede do patronato, a ciclovia, entre várias outras ações que contribuem para o desenvolvimento do município”, disse Marcio Rosa.

Após receber o pergaminho, o homenageado externou sua gratidão. “Só tenho a agradecer. Eu escolhi Foz e a cidade me escolheu. Eu ainda pretendo voltar a morar aqui. Grande parte da minha vida profissional passei nessa cidade. Foz sempre estará no meu coração. Sempre fui conhecido como defensor dessa cidade. Agradeço aos meus ex-diretores da Itaipu, Samek, Viana, General Silva e Luna. Memoro também que dois grandes incentivadores das obras da segunda ponte foram Marcos Stam e Marun. Os entraves foram vários, mas conseguimos fazer todas as aprovações e liberações. Acredito que a Itaipu é e continua sendo a grande força motriz que Foz pode contar”, disse Cezar Ziliotto.

História

Sob sua condução à época, essa Diretoria foi responsável por alguns projetos sociais que beneficiaram a população da cidade, tais como: reforma da sede do Patronato e implantação do Núcleo de Orientação e Atendimento Jurídico do Patronato Penitenciário Municipal, em parceria com a Prefeitura e Unioeste. No ano de 2017, ele contribuiu para celebração de parceria entre Itaipu, Justiça Federal e Unioeste para criação do Núcleo de Execução Penal.