Centro de Valorização da Vida deverá falar sobre setembro amarelo na Câmara de Foz

por Diretoria de Comunicação última modificação 06/09/2019 12h14
Os voluntários do CVV foram convidados para alertar sobre o suicídio na sessão da próxima terça-feira (10)

A cada 40 segundos, uma pessoa morre por suicídio no mundo. No Brasil, são mais de 11 mil suicídios por ano e o suicídio também é a quarta causa de morte violenta entre os jovens que, aliás, são o foco da campanha de prevenção deste ano. Esses números, por si só, já mostram a urgência no enfrentamento deste problema e demonstram também a importância de se falar sobre isso: o suicídio.

Consciente de que o suicídio se trata de um problema de saúde pública, a vereadora Inês Weizemann apresentou no ano passado um Projeto de Lei para instituir aqui na cidade o “Setembro Amarelo”, com o objetivo de discutir o assunto, realizar campanhas e tentar ajudar quem está passando por alguma situação difícil. O projeto virou Lei e pela primeira vez, o Centro de Valorização da Vida, o CVV, que começou a funcionar em outubro do ano passado aqui na cidade, vai usar a tribuna da câmara para falar de suicídio e de prevenção, a convite da vereadora, que acredita que o assunto deve ser trabalhado o ano todo, com campanhas, com rodas de conversa e com esclarecimentos para orientar sobre os principais sintomas que atingem todas as faixas de idade. O tema deverá ser abordado na sessão de terça-feira (10), a partir das 9h, na Câmara de Vereadores. A sessão é aberta a toda a população.

O CVV

O Centro de Valorização da Vida é uma peça importante no trabalho de prevenção do suicídio. Com a ajuda de voluntários, o CVV atua em todo o mundo, desde a década de 60. Atualmente, aqui em Foz, são 27 pessoas que se revezam para oferecer apoio emocional para a prevenção do suicídio. O atendimento é gratuito. Basta pegar o telefone, fazer a chamada para o 188 e conversar. Do outro lado da linha, um desses voluntários vai estar ouvindo com atenção e sem preconceitos. A conversa é mantida em sigilo. Também é possível conversar por chat ou por e-mail, pelo endereço eletrônico do CVV, www.cvv.org.br.

No Estado

O Governo do Estado, que também entrou na campanha, divulgou que o Paraná registrou 225 casos de suicídios nesta faixa etária em 2018. Destes jovens, 54 jovens tinham idade entre 15 a 19 anos e 171 entre 20 a 29 anos. A preocupação é tanta que a Semana Estadual de Valorização da Vida e Prevenção do Suicídio foi instituída pela lei nº 18.871, de 2016, com ênfase para a data de 10 de setembro, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Tudo para que o assunto seja debatido entre a população e os profissionais da saúde, que precisam reconhecer os sinais de risco para poder ajudar. Entre os sinais estão as mudanças repentinas de comportamento, oscilação de humor, isolamento, uso de álcool e droga, impulsividade e interesse por situações de risco, casos extremos de irritabilidade, verbalização de ameaça de suicídio, entre outros. Além de prestar atenção nesses sinais, é preciso conversar sobre o assunto.

Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio
10/09, às 9h
Câmara de Vereadores de Foz do Iguaçu (Gabinete da vereadora Inês Weizemann)