Centro de Atenção Integral ao Adolescente recebe Moção de aplauso da Câmara Municipal

por alanis — última modificação 05/04/2023 11h04
Honraria proposta pelo vereador Alex Meyer (PP) foi concedida em sessão nesta terça (04/04)

Foto: Christian Rizzi - Câmara Foz

A Câmara de Foz realizou nesta terça-feira, 4 de março, a entrega da Moção de Aplauso n° 21/2022, dedicada ao Centro de Atenção Integral ao Adolescente (CAIA), instituição que se dedica a cuidar e focar na saúde de adolescentes que se encontram em condições de vulnerabilidade social, promovendo oficinas e atividades educativas para complementar a lacuna educacional deixada pela sociedade, pela família e pelas escolas, sendo um dos projetos da Sociedade Civil Nossa Senhora Aparecida (SCNSA).

A homenagem foi proposta pelo vereador Alex Meyer (PP) em virtude dos serviços prestados à cidade de Foz do Iguaçu e aos seus munícipes, em especial aos adolescentes residentes nos bairros que compõem a região do Bairro Porto Meira e outros que são atendidos através do CAIA Itinerante.

Durante a honraria foi exibido um vídeo institucional do Centro de Atenção, que atualmente conta com um espaço físico próprio, sendo referência na implementação da educação social no contraturno escolar, oferecendo diversas atividades, dentre elas música, jogos, futsal, capoeira e judô, assim como rodas de conversa e palestras.

O Centro de Atenção Integral ao Adolescente hoje atende cerca de quinhentas crianças e adolescentes, tendo o  CRAS? O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) como porta de entrada para o projeto. Com o surgimento do Caia Itinerante, foi possível expandir o projeto para outros bairros da cidade, como Jardim Canadá, Cidade Nova, Novo Horizonte e Portal da Foz.

O parlamentar Alex Meyer (PP), proponente da Moção, lembrou o histórico da instituição, que foi oficialmente fundada em 2001, carregando 23 anos de história e agradeceu os serviços prestados pela entidade e pontuou a importância que se olhar para instituições como a homenageada: “Então me sinto muito emocionado porque estive trabalhando ao lado dessas pessoas e tenho um sentimento especial, principalmente de gratidão hoje, de tudo o que a instituição me proporcionou e ofereceu”.

Jacson Gatelli, atual coordenador da instituição fez o uso da tribuna e agradeceu a honraria: “Por mais que o projeto tenha começado com o objetivo de saúde, a palavra ‘atenção’ nunca saiu da sua referência”, aponta Jacson, relembrando quando foi um membro do CAIA, antes de se tornar monitor e posteriormente assumir a coordenação: “Enquanto adolescente estando em casa, na escola ou no projeto, sempre tínhamos um auxílio e só isso já bastou para toda uma evolução do projeto. A vontade de trabalhar no projeto veio ao longo dele. Meu sonho era devolver aquilo que me foi devolvido. Sempre tivemos esse olhar voltado a isso. Temos essa referência de incentivar e criar e isso passará de geração em geração”.