CCZ apresenta aos Vereadores estudo de impacto da população de cães de rua

por Diretoria de Comunicação última modificação 02/03/2021 09h23

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realizou uma apresentação aos Vereadores na manhã da última quinta-feira, 25 de fevereiro, a respeito dos resultados do projeto que estudou impacto da população de cães de ruas. A exposição foi feita pelo Chefe do CCZ, o servidor e veterinário Carlos Santi que, na oportunidade, ponderou que “o compromisso enquanto sociedade não é  causa de uma pessoa só, é da população, do poder público, de todos”.

A pesquisa fez coleta e análise de alguns dados preliminares e dentre eles, Santi apontou que “grande parte dos animais é semi-domiciliado. São animais que têm dono, têm casa, mas circulam pelas ruas”. Além disso, ele afirmou que o perfil dos animais é de 59,6% são machos; em idade adulta; 94% deles não têm raça; 47,6% desses animais tinham algum problema de saúde. Tendo sido desenvolvido em três fases, a pesquisa apontou como estimativas, na primeira fase: 1273 cães nas ruas; na segunda fase 904 cães e na terceira fase 1564 cães.

Foram abordados vários pontos, tais como: trabalho de recolhimento dos animais, manutenção dos cuidados com eles; desafios a respeito dos animais que estão na rua, como: doenças, acasalamento; trabalho de suporte técnico veterinário. A pesquisa foi realizada em parceria com UDC, Unila, Unesp, UFPR, Centro de Medicina Tropical e Instituto Pasteur. Segundo Santi, os recursos foram da própria secretaria de saúde.

Também foram pontuados alguns fatores que contribuem para a população de cães de rua: nível educacional e condições socioeconômicas, bem como percentual de saneamento básico, carência de consciência sanitária da população. Participaram também da exposição, os vereadores: Protetora Carol Dedonatti (PP), Yasmin Hachem (MDB), Valdir de Souza “Maninho”, Kalito Stoeckl (PSD) e Jairo Cardoso (DEM).