Carteirinhas de estudante em Foz deverão constar tipagem sanguínea

por Diretoria de Comunicação última modificação 25/06/2020 17h15

A inclusão de grupo sanguíneo e fator RH nas carteiras de estudante da rede pública e particular de Foz do Iguaçu será regulamentada em lei. A iniciativa surgiu a partir de um projeto de lei (22/2020), do vereador Rudinei de Moura (Patriota), aprovado por unanimidade nesta quinta-feira (18). O projeto fixa que no ato da matrícula os pais ou responsáveis devem entregar comprovante de tipagem sanguínea para instituições de ensino.

Uma lei semelhante já foi aprovada em outros municípios do Brasil como Niterói (RJ) e Bombinhas (SC). A ideia é que se algum aluno precisar de socorro médico, já se tenha informações de saúde importante para facilitar o atendimento. A matéria aprovada segue agora para sanção do Prefeito Chico Brasileiro (PSD).

O autor do projeto, vereador Rudinei de Moura, argumentou: “Recebemos reinvindicações a respeito desse projeto, vindos de trabalhadores da saúde e professores, tendo em vista acidentes que ocorrem nas escolas, ou na saída das instituições de ensino. Muitos alunos não sabem a tipagem sanguínea e é muito relevante para quem vai levar esse aluno para a unidade de saúde”. O vereador acrescentou ainda que outras informações também podem ser colocadas na carteirinha informações como alergias, cardiopatias, glicemias e outras informações.

Depois que a lei for sancionada pelo Prefeito Chico Brasileiro e publicada em Diário Oficial do Município os efeitos da legislação entram em vigor e as instituições devem ter 120 dias para se adequarem.