Capitão Gonçalves recebe Título de Cidadão Benemérito de Foz do Iguaçu

por Diretoria de Comunicação última modificação 16/12/2019 13h38

O Legislativo realizou sessão solene na manhã desta sexta-feira, 13 de dezembro, para conceder o Título de Cidadão Benemérito ao Capitão da Polícia Militar Eliseu Gonçalves. A honraria atende a um decreto legislativo (09/2019), aprovado por unanimidade na Casa, e de autoria do vereador João Miranda (PSD). A solenidade foi abrilhantada pela banda do 34° BIMEC, aberta pelo Presidente da Câmara, Beni Rodrigues e conduzida pelo proponente.

João Miranda destacou que “essa justa homenagem oferecida ao Capitão Gonçalves se traduz na bravura de uma pessoa que merece o reconhecimento da sociedade de Foz do Iguaçu. O Poder Legislativo concede esse título de cidadão benemérito de Foz ao mais nobre amigo. Ele realiza um trabalho de excelência no sub-comando do Colégio Militar de Foz do Iguaçu. Esse ato é de reconhecimento às pessoas que olham pelo bem de nossa população”.

Durante a homenagem foi exibido um vídeo com relatos de familiares, mostrando também momentos marcantes da trajetória incluindo a brilhante carreira como policial militar.

Homenagem dos colegas do colégio

O vereador Celino Fertrin (PDT) leu uma carta enviada pelos formandos de 1997 do ensino médio que estudaram com o homenageado: “A turma de formandos do ensino médio do Colégio Estadual Pedro II do ano de 1997 vem por meio deste homenagear o nosso amigo Eliseu Gonçalves hoje capitão da nossa honrosa Polícia Militar do Estado do Paraná por se tornar cidadão benemérito de Foz do Iguaçu. Desejamos ao nobre Capitão Gonçalves toda a felicidade e que Deus ilumine sempre o seu caminho e de sua família. Parabéns Capitão Gonçalves”.

Depois disso, o 1° Secretário da Casa de Leis, Elizeu Liberato (PL), leu o pergaminho na tribuna da Casa. As crianças da Escola Municipal Getúlio Vargas e participantes do projeto “Canto que Encanta” fizeram uma apresentação em conjunto com o Guarda Municipal Manoel Lidório.

“Vou honrar esse título com muito orgulho e dedicação”

O mais novo cidadão benemérito foi à tribuna da Câmara fazer o pronunciamento, após receber o título das mãos do Vereador João Miranda. “Passei pela Guarda Mirim em Foz, frequentei um projeto que integrava os alunos ao contra turno. Pessoas boas que passam por nossas vidas a gente nunca esquece. A atividade policial é importante, nos revigora a cada turno de serviço”, destacou.

Capitão Gonçalves declarou: “O título de cidadão benemérito eu ofereço a minha família, meus companheiros de serviço e todos que me apoiaram nessa caminhada. Em especial meus pais que nos criaram com tanta responsabilidade e honra. Vou honrar esse título com muito orgulho e dedicação. Obrigado a todos”.

História

O mais novo cidadão benemérito é nascido em Foz do Iguaçu, no ano de 1979. Eliseu cresceu na região do Bairro Morumbi, e estudou em escolas da região. Por influência de seus, que já tinham histórico militar, em 1998 ele prestou o vestibular da UFPR, e no ano de 1999 ingressou na Academia Policial Militar do Guatupê, para o curso de Formação de Oficiais, onde se formou aspirante em dezembro de 2001, promovido Segundo Tenente em 2003, Primeiro Tenente em 2009 e Capitão da Policia Militar em 2016, onde assumiu o Comando da 2ª Companhia da Policia Militar do 11° BPM sediado em Ubiratã.

Depois de 15 anos trabalho, em novembro de 2018 ele retornou a trabalhar em sua cidade natal, assumindo a função de sub-comandante do Quinto Colégio da Policia Militar em Foz do Iguaçu. O capitão Gonçalves é casado desde 2009 com a cirurgiã dentista Marilene Radman Gonçalves com quem tem dois filhos, Davi e Miguel. Os pais, que são naturais de Minas Gerais, vieram para o Paraná no final da década de 70, para fazer parte do processo histórico da construção da Hidrelétrica de Itaipu.

Mais fotos da solenidade em "fotos do dia": https://bit.ly/34opJaM

Assista à reportagem da TV Câmara: