Câmaras de Foz e Itapoá fazem cooperação em práticas legislativas

por Elaine Macena última modificação 03/06/2024 11h01
Encontro permite troca de experiências entre as equipes técnicas
Câmaras de Foz e Itapoá fazem cooperação em práticas legislativas

Foto: Câmara Foz

Servidores de várias funções da Câmara Municipal de Foz do Iguaçu participaram de um encontro de cooperação técnica com a Câmara de vereadores de Itapoá - SC. O encontro, realizado na cidade catarinense serviu para a troca de experiências e métodos estratégicos para aprimorar o funcionamento das casas legislativas.

Durante o evento, foram compartilhadas informações sobre sistemas de transparência, formatos de trabalho, mecanismos de acompanhamento e atualizações dos processos legislativos. O Plano Estratégico 2023-2024, que orienta as atividades e melhorias das duas casas, também foi apresentado.

Outros temas foram abordados, dentre eles o funcionamento das sessões plenárias, reuniões de comissões, além da transmissão e gravação pelo sistema de TV Câmara. A importância da elaboração e manutenção das atas e a publicidade dos atos legislativos foram reforçadas como práticas essenciais para a transparência e eficiência do trabalho.

Rafael Sanches, Diretor de Segurança Física e Digital da Câmara de Foz, comentou sobre os avanços       a partir da cooperação técnica entre as câmaras: “O acordo de cooperação técnica reforça a importância de parcerias para o desenvolvimento institucional e a melhoria dos serviços prestados à população. Estamos trocando experiências para fazer as coisas de maneiras diferentes e melhores”, destacou.

A troca de experiências permitiu aos servidores de Foz e Itapoá obterem uma visão abrangente das necessidades e desafios enfrentados nas rotinas das casas. A Câmara de Itapoá, em particular, destacou-se por ter recebido a nota 10 em transparência, sendo a única no Sul do Brasil a alcançar esse feito. Este reconhecimento é resultado de práticas inovadoras e do compromisso com a fiscalização eficiente das obras públicas, incluindo o uso de drones para monitoramento preciso e ágil.

Outro ponto de destaque foi a implementação do teletrabalho, que tem se mostrado uma prática eficaz na continuidade das atividades legislativas, sem comprometer a presença e o engajamento dos servidores e vereadores.