Câmara será parceira do Parlasul para a sessão que reunirá 100 parlamentares em Foz do Iguaçu

por Elaine Macena última modificação 01/07/2024 13h16
Deputado federal Arlindo Chinaglia, vice-presidente do Parlamento, visitou o presidente da Câmara de Foz, João Morales

Foto: Christian Rizzi - Câmara de Foz

A Câmara Municipal de Foz do Iguaçu recebeu nesta segunda-feira, 1º de julho, a visita do deputado federal, Arlindo Chinaglia, vice-presidente do Parlamento do Mercosul (Parlasul), que anunciou a cidade como sede de um importante encontro internacional. Representando a delegação brasileira, Chinaglia propôs ao Presidente João Morales uma parceria de apoio do Poder Legislativo para a próxima sessão plenária do Parlasul que reunirá em Foz do Iguaçu, no dia 19 de agosto, aproximadamente 100 parlamentares de diversos países.

O evento que acontecerá no Cineteatro Barrageiros na Usina Hidrelétrica de Itaipu, tem como um dos temas principais o debate para resolução de questões fronteiriças. A plenária vai discutir, entre outros assuntos, problemas recorrentes na fronteira como taxas e atrasos em razão de filas, particularmente com a Argentina e diversas outras questões que precisam ser resolvidas.

O Presidente João Morales disse que "é uma grande alegria a Câmara Municipal estar integrada ao Parlasul. Recebemos o vice-presidente e deputado Arlindo Chinaglia com grande entusiasmo, trocamos ideias cruciais para nossa região de fronteira. Este evento, junto com a Câmara, a Secretaria de Turismo e a Prefeitura nos permitirá unir diversos interesses para melhorar questões logísticas e turísticas em nossa cidade."

Arlindo Chinaglia destacou a escolha de Foz do Iguaçu: "Optamos por Foz do Iguaçu pela sua representatividade na integração do Mercosul, proximidade geográfica e infraestrutura desenvolvida. Propomos audiências prévias para debater temas que interessam à cidade e, consequentemente, ao Mercosul."