Câmara requer agilidade na conclusão da vacinação de idosos

por Diretoria de Comunicação última modificação 16/04/2020 15h46
Vereador Luiz Queiroga revelou que muitos idosos que ficaram sem vacinas não estão sendo atendidos

O vereador Luiz Queiroga (PTB) entrou com requerimento cobrando oficialmente da prefeitura atendimento urgente para os idosos que ficaram sem vacina contra a gripe. Apontou que em determinadas unidades não havia vacinas e nem mesmo o telefone divulgado pelo serviço estava funcionando. A proposição foi aprovada na sessão online desta quarta-feira (15) com amplo debate entre todos os vereadores que exigem providências do prefeito em relação a responsabilidade direta da Secretaria Municipal de Saúde.

Durante a discussão, o vereador Queiroga afirmou: “Eu resolvi fazer esse requerimento porque perdi a paciência com tantas reclamações sobre vacinação dos idosos. Precisamos tornar público o que a Câmara vem fazendo. Esse requerimento vem para estabelecer padrões, cronogramas para darmos resposta para população que ainda não teve êxito com a vacina”.

A vereadora Inês Weizemann (PL), presidente da Comissão de Saúde, acrescentou: “Recebemos reclamação de falta de vacinas, mas precisamos que a Prefeitura esclareça se existe falta de vacinas. Há informações desencontradas”.

Solicitação de dados oficiais

Na cobrança ao Executivo, o vereador Luiz Queiroga solicita dados oficiais sobre quantas vacinas foram e ainda serão disponibilizadas; quantas pessoas fazem parte do atendimento; quais telefones são disponibilizados para atendimento do público; quais os critérios e metodologias usados na vacinação; e quantas pessoas disponibilizadas para fazer a vacina em casa.

O vereador alega que a cobrança está embasada em reclamações da população que teriam procurado atendimento e não lograram êxito e teriam sido avisadas que não há vacinas disponíveis.

A vereadora Anice Gazzaoui (PL) questionou o canal de contato da Secretaria de Saúde com a população neste momento. “A Secretaria nos passou alguns números para que as pessoas possam entrar em contato e a população reclama que não atendem. Temos pessoas que precisam ser imunizadas. Estamos no meio de uma pandemia, várias pessoas precisam ser imunizadas contra a gripe”.

O requerimento aprovado foi encaminhado ao Executivo, e aguarda respostas.