Câmara reduz despesas e suspende concessão de diárias e passagens por 90 dias

por Diretoria de Comunicação última modificação 03/02/2021 11h13

Um ato da Presidência (13/2021), que contou com anuência dos demais membros da Mesa Diretora, suspende por 90 dias a concessão de diárias e passagens a Vereadores e servidores na Câmara Municipal de Foz do Iguaçu. A medida foi tomada em virtude da necessidade da contenção de despesas, dada a crise econômica causada pela pandemia do novo coronavírus. O ato foi publicado no diário oficial da última terça-feira (02/02) e já está em vigor.

O Presidente da Casa, Ney Patrício, pontuou. “A formação e a representatividade fora da cidade são importantes, mas o momento econômico está difícil. O ano será complicado também. A Câmara mostra que está preocupada com essa questão e é também uma resposta à população. A medida foi tomada com anuência da Mesa Diretora e de outros Vereadores”.

“Dar o exemplo”

O Vereador Rogério Quadros, 1º vice-presidente da Mesa Diretora, ponderou que “neste momento em que toda população passa por momentos difíceis, a Câmara precisa dar o exemplo de economia e corte de gastos”.

“A formação é importante, mas o momento necessita de medida de corte de gastos”

A Vereadora Yasmin Hachem (MDB), 1ª secretária da Mesa Diretora, afirmou “entendo a importância da formação e da representatividade. Mas, nada supera o momento atual de crise econômica, social e de saúde. E, necessitamos de medidas mais urgentes como o corte de gastos. E, nós como representantes do povo, também precisamos de medidas que tenham efeitos sobre nossas vidas. Concordo, nesse sentido, que precisamos dar o exemplo”.

“O momento não é propício e precisamos de cautela com dinheiro público”

O Vereador Valdir de Souza “Maninho” (PSC) pontuou. “O meu posicionamento é favorável ao ato, em virtude da crise econômica que estamos vivendo. É difícil pela questão de ser dinheiro público, não há necessidade no momento em se ter gasto com isso. O momento não é propício para viajar, mesmo que seja a trabalho. A decisão foi perfeita”.

“Precisamos dar respostas à população”

A Vereadora Protetora Carol Dedonatti (PP), 2ª vice-presidente da Mesa Diretora afirmou. “Apoio integralmente a decisão em razão do cenário econômico, causado pela questão da pandemia. Existe a necessidade de redução de despesas e de darmos respostas à população”.