Câmara realiza sessão extra para liberar mais duas obras de contenção dos alagamentos

por Diretoria de Comunicação última modificação 19/09/2019 13h54
Sobra de recurso dentro do crédito de R$ 30 milhões já aprovados será usada para licitar obras para mais dois pontos críticos

As medidas de contenção dos alagamentos que a Prefeitura está realizando, dentro dos R$ 30 milhões aprovados pela Câmara, vão ganhar mais duas obras em pontos considerados críticos: Trechos da bacia do Rio Mathias Almada e trechos da bacia do Córrego Festugato/ Rio Paraná. As melhorias incluem serviços complementares de pavimentação e recomposição com enfoque na preservação ambiental. O parecer favorável das comissões ao projeto que tramita em regime de urgência será lido em sessão extraordinária desta sexta-feira (20/09), a partir das 09h.

O líder do Governo na Câmara e relator do projeto, vereador Rogério Quadros (PTB), manteve diálogo com a Secretaria da Fazenda para esclarecer alguns pontos da matéria. Diante disso, ele explicou: “Quando as obras dos outros locais foram licitadas, no processo de concorrência, conseguiu-se reduzir o preço. Desta forma, a sobra de valor do crédito de R$ 30 milhões será utilizada para incluir esses dois outros locais que são pontos críticos de alagamentos. O valor da operação continua o mesmo, o que vai ser feito é acrescentar esses dois locais no mesmo recurso”.

O projeto altera a lei que autorizou o município a contratar operação de crédito com a Caixa Econômica Federal no valor de R$ 30 milhões para realizar as obras de contenção de enchentes nos pontos mais críticos da cidade. O Executivo informou que na elaboração dos projetos básicos na bacia hidrográfica do Rio Mimbi, foi necessário ajustar o escoamento.

Além disso, foi necessário corrigir alguns pontos que caiam em outro córrego. Isso vai aliviar a carga hidráulica excessiva que contribui para as enchentes em pontos mais baixos. A urgência é que se amplie as redes de drenagem do córrego Festugato e que se faça correções e ampliações de vazões dos cursos da água, incluindo alargamento das passagens em pontes. De acordo com o Executivo, os valores economizados nas licitações somam mais de R$ 1 milhão.