Câmara questiona dados de contratação de jovem aprendiz

por Diretoria de Comunicação última modificação 07/07/2021 09h23
Proposição quer coletar informações para tratar da elaboração de políticas públicas para o público jovem

A Criança e o Adolescente, que de acordo com o ECA devem ser prioridade absoluta do Estado, foram tema das discussões que dominaram a sessão desta terça-feira, 06 de julho. O debate girou majoritariamente sobre contratação de jovens aprendizes.

Um requerimento (307/2021), do vereador Alex Meyer (PP), levantou o debate sobre a quantidade de aprendizes empregados atualmente no mundo do trabalho, por meio do Ciee (Centro de Integração Empresa-Escola). A proposição pede informações à Acifi e órgãos públicos.

“Antigamente as empresas tinham a visão de que jovem era descartável. Temos uma visão diferente. Sei que estamos enxergando uma luz no fim do túnel. Qual a campanha da Acifi para essa área do jovem e geração do emprego e renda?”, enfatizou Meyer.

Outros parlamentares também se posicionaram sobre o assunto. “Não estamos vendo realmente quais são os projetos efetivos. Temos que tratar os jovens não como cotas, mas com respeito. Temos de parar de olhar para os jovens, indiretamente os colocando como incapazes”, ressaltou a vereadora Anice Gazzaoui (PL).

No texto do requerimento, o autor ressalta os revéses negativos da pandemia sobre o emprego e a renda de muitas pessoas, o que acarretou em muitos casos redução dos quadros de trabalhadores do setor empresarial. A ideia da proposição é levantar dados para se pensar nas políticas públicas voltadas ao jovem.

“É uma forma da própria sociedade se organizar e respeitar o jovem. Precisamos ampliar mais essa discussão e permanentemente termos atenção para isso”, disse o vereador Ney Patrício (PSD). “Temos muitos jovens que realmente estão batalhando. Parem com isso de subemprego, de contratar a pessoa e demitir, inclusive os jovens”, pontuou o vereador Galhardo (Republicanos).

Outras proposições no mesmo sentido também estavam na pauta da sessão de hoje. Uma delas solicita à Guarda Mirim informações sobre a quantidade de aprendizes inseridos atualmente no mundo do trabalho através da instituição. A mesma cobrança foi feita à Coordenação Geral do Centro de Aprendizagem e Formação (CAF) - Sociedade Civil Nossa Senhora Aparecida e à Coordenação Geral do Serviço Nacional de Transporte / Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat). Aprovadas as proposições, elas são encaminhadas para as autoridades competentes e ficam no aguardo do retorno oficial.