Câmara propõe Audiência Pública para discutir o futuro do Zoológico Bosque Guarani

por alanis — última modificação 14/04/2023 12h01
Debate ocorrerá na segunda, 17/04, às 9h, no Plenário do Legislativo

Foto: Mudestino Cardoso - Flickr

Em atendimento a uma demanda importante para a comunidade, a Câmara Municipal realizará um Audiência Pública para debater sobre o futuro da área do Zoológico Bosque Guarani após o plano de desmobilização.

A iniciativa proposta pelo vereador Adnan El Sayed (PSD), por meio do requerimento n° 263/2022, convida representantes da comunidade, o Poder Executivo, dentre outras autoridades e os demais interessados no assunto para comparecer e expor suas opiniões e questionamentos no debate que ocorre dia 17/04 às 9h, no Plenário da Câmara de Foz. Aos que não puderem comparecer presencialmente, a Audiência será transmitida ao vivo via site, Youtube (https://bit.ly/camarafozyoutube) e Facebook.

Inaugurado em 1996, o Zoológico Bosque Guarani abrigava cerca de 150 animais, dentre eles macacos, araras, jabutis. Durante a pandemia o ambiente foi desativado para visitação e com isso surgiram propostas de revitalização e transferência dos animais para um local mais adequado, após o Instituto de Água e Terra do Paraná (IAT) constatar que os mesmos estavam expostos à poluição sonora e ao grande fluxo e movimentação de pessoas na região, que fica localizada no centro da cidade e próximo aos hotéis, igrejas, escolas e o Terminal de Transporte Urbano.

O parlamentar e proponente, Adnan El Sayed (PSD), enfatiza a importância de tratar desse tema: “o Bosque Guarani é de extrema importância porque fica em uma região central. Um espaço verde que pode ser muito bem aproveitado como espaço de lazer a população e podemos construir também uma identidade visual e cultural relacionado a cultura Guarani. Além disso, incentivar a educação ambiental e preservar aquele local, não só para ser agradável a todas as famílias, trabalhadores e cidadãos, mas também para que seja ambientalmente sustentável”.

Interessados em fazer o uso da tribuna, no tempo limite de 3 minutos, devem se inscrever no site da Câmara (https://bit.ly/inscricaoapcamara) até o dia 16 de abril, domingo.