Câmara propõe a criação de uma nova comissão para o Natal de 2020

por mariaeduarda — última modificação 04/12/2019 14h11
Requerimento apresentado por Luiz Queiroga contou com o apoio dos demais vereadores

Dando início aos trabalhos do último mês do ano, a primeira sessão de dezembro contou com a leitura e aprovação de 17 requerimentos. Entre os assuntos, está o descarte correto de lixo, o plano de carreira de servidores do turismo, financiamento para a saúde em 2020, encaminhamento de pacientes de cirurgia bariátrica, o transporte de alunos, solicitação de informações sobre contratos com a prefeitura, levantamentos sobre perturbação de sossego, abertura de novos pontos de táxi e a organização com antecedência do Natal do próximo ano.
O vereador Luiz Queiroga (DEM) solicitou do Prefeito Municipal, informações acerca dos preparativos para a organização do Natal 2020, sugerindo a criação de uma comissão já no primeiro trimestre de 2020, incluindo um membro da Câmara Municipal, indicado pelo presidente da Casa de Leis. Pediu um cronograma de reuniões mensais para estabelecer diretrizes, ações e, sobretudo, prestação de contas das decisões a respeito do evento.

Licitação em tempo hábil

No requerimento aprovado por unanimidade, Queiroga solicitou ainda se a licitação para aquisição ou locação de artigos decorativos, shows artísticos e mão de obra será realizada antes do segundo semestre de 2020. Como justificativa, o vereador cita a situação ocorrida recentemente, com as mudanças na licitação para o Natal de 2019. Esta é uma das razões para a solicitação de mudanças para o próximo ano. “Eu estou pedindo nesse requerimento para que haja essa conscientização, para que haja gestão. É pura questão de planejamento, de gestão, de visão” disse Queiroga.

Retorno para a economia da cidade

Os vereadores Rogério Quadros (PTB), Celino Fertrin (PDT) e Nanci Rafagnin Andreola (PDT) parabenizaram a iniciativa. Rogério, líder do governo, destacou que o Natal de Foz vinha numa crescente nas últimas duas edições e dando certo quando após a realização do evento sempre teve a prestação de contas.
“Desta vez entraram antes mesmo da realização e ocorreu esse transtorno, atrasou, mas houve ajustes e a instalação dos enfeites está ocorrendo. Vale lembrar que Gramado investe R$ 24 milhões no Natal. Aqui reservamos um orçamento de R$ 2 milhões. Importante saber que, conforme o prefeito de Curitiba (Rafael Greca) destacou, a cada 1 real investido no Natal há um retorno de 30 reais para a economia da cidade”, disse Rogério.
Nanci aproveitou o momento para alertar a Fundação Cultural em relação a atenção que se precisa ter nestes eventos. O vereador Rudinei de Moura (Patriota) ressaltou a importância das comissões, que são importantes não só no Natal, mas em vários processos de promoções e feiras na cidade. “O requerimento pede a formação de uma comissão para analisar e organizar esses eventos, para que não fique para a última hora, e gere tantos problemas quanto aos que enfrentamos neste ano”, completou Rudinei.