Câmara pede explicações e detalhamento sobre contrato dos radares

por mariafernanda — última modificação 21/05/2019 11h10
Veja demais temas de requerimentos aprovados pelos vereadores na última sessão

O vereador Marcio Rosa (PSD) apresentou requerimento sobre o trânsito da cidade, com foco na fiscalização. Ele solicitou do Diretor-Superintendente do Foztrans cópias do contrato firmado com a empresa responsável pelos radares fixos de controle de velocidade, lombadas eletrônicas e registradores de avanço de sinal vermelho. De acordo com o vereador, o pedido foi feito depois das muitas reclamações feitas pelos munícipes, que estão indignados com a quantidade e a localização destes dispositivos na cidade. O requerimento foi debatido e aprovado por unanimidade na última sessão da Câmara. A direção do Foztrans tem 30 dias para enviar à Câmara as informações oficiais.
Estatísticas sobre acidentes com motocicletas

O vereador Anderson Andrade (PSC) requereu oficialmente por meio da Câmara informações dos órgãos competentes sobre o número de acidentes de trânsito envolvendo motociclistas, ocorridos em Foz do Iguaçu desde o ano de 2018 até o presente momento. Segundo o vereador, o pedido se dá por conta de um aumento considerável de acidentes envolvendo motociclistas, na busca de encontrar soluções e projetos que auxiliem na redução dos índices.

Sistema de monitoramento gera dúvidas

Preocupado com a segurança dos moradores do município, o vereador Anderson também solicitou informações acerca do sistema de câmeras de monitoramento instaladas e recuperadas. O vereador deseja saber quais estão em funcionamento, as áreas monitoradas e qual a previsão para implementação total do sistema. No requerimento, Anderson pontua que precisam ser apresentados os detalhes sobre a plataforma utilizada, como ocorrerá o monitoramento e se a população terá acesso ao sistema ou a eventuais imagens de ocorrências específicas.

Concurso público para optometristas

Marcio Rosa também solicitou, via requerimento, informações do Prefeito Municipal para a possibilidade de realização de concurso público para contratação de profissionais optometristas para atendimento nas unidades básicas de saúde e em escolas municipais. O parlamentar requereu ainda informações quanto aos ônibus adquiridos com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, e especificando quais rotas cada ônibus realiza; cópias de autorizações dos pais para os alunos; cópia dos documentos de empréstimo dos ônibus para outras secretarias do município; a relação de todos os ônibus adquiridos com fotos dos veículos; a cópia dos respectivos documentos e cópia do documento do motorista responsável.

Capacitação de servidores públicos

O vereador Marcelinho Moura (Podemos) solicitou, por meio de requerimento, informações sobre a formação continuada, capacitação e aperfeiçoamento aos servidores municipais do Meio Ambiente, oferecidos nos últimos dois anos. Pediu dados sobre o número de profissionais que realizaram esses cursos e quais os critérios de escolha para definir quais servidores serão contemplados.
Também buscando informações quanto a capacitação de servidores, o vereador Marcio Rosa (PSD) requereu informações quanto a formação continuada, capacitação e aperfeiçoamento oferecidos aos servidores municipais da Secretaria Municipal da Administração, nos anos de 2017 e 2018. Os dados solicitados também incluem número de profissionais que realizaram esses cursos e quais os critérios de escolha para definir quais servidores serão beneficiados.

Vereador reforça cobranças ao Procon por conta das filas de espera nos bancos

O vereador Elizeu Liberato (PR) solicitou do Prefeito Municipal e à Diretoria do Procon, informações acerca do cumprimento e fiscalização da Lei n° 3.110/2005. De acordo com essa lei, as instituições bancárias devem providenciar medidas para efetivar, em tempo razoável, atendimento aos seus usuários. O tempo previsto é de 20 minutos para dias normais e 30 minutos para datas de véspera e pós feriados.

Texto: Maria Leithardt com supervisão de Elson Marques

registrado em: ,