Câmara Municipal está reduzindo custos com aluguéis para investir em tecnologias

por alanis — última modificação 14/06/2023 13h47
Poder Legislativo está implementando uma série de iniciativas para otimizar os serviços internos e facilitar o acesso da população

Foto: Christian Rizzi - Câmara Foz

A Câmara Municipal de Foz do Iguaçu, por decisão do presidente João Morales (União Brasil) vem promovendo a redução de despesas com aluguel de salas para investir em novas tecnologias. A meta é economizar aproximadamente meio milhão de reais por ano. Com a iniciativa, serviços internos estão sendo otimizados. O acesso da população às informações das atividades da Câmara também está mais fácil.

O presidente explicou que por mais de uma década, nas proximidades da sede, eram utilizados dois andares no chamado anexo, abrigando os setores de recursos humanos, jurídico, tesouraria, contabilidade, compras, almoxarifado e patrimônio. Das 16 salas, duas eram destinadas unicamente para armazenamento de documentos e arquivos. “Estamos estudando um projeto para ampliar as instalações na sede e agrupar todos os setores enquanto não se tem uma definição da construção do Centro Cívico com um prédio novo e bem planejado”, afirmou João Morales.

Segundo o assistente da diretoria geral, Fabiano Borghetti, confirmou que os custos para manter os setores operando nos dois andares alugados gira em torno de R$ 500 mil ano. No final do mês de junho, a Câmara entregará o “Anexo 1”, já analisando o plano para entrega do segundo.

PLANEJAMENTOS DO LEGISLATIVO

Com a economia gerada neste âmbito, o planejamento da Casa de Leis busca a implementação de meios tecnológicos e redução de impressões, com o propósito de chegar à meta de “papel zero”. Em fase de transição e com contratação de uma empresa especializada em digitalização e armazenamento de documentos, o plano é desocupar os espaços alugados e reduzir os arquivos dos demais setores. “Em uma só sala foram coletadas mais de 100 caixas de arquivos”, disse Fabiano.

Para implementação do plano de inovação da Câmara, o antigo CPD passou a integrar o setor de Tecnologia da Informação por meio da Diretoria de Segurança Física e Digital.

“MELHORIAS”

O assistente da diretoria geral explicou que o Legislativo economizando com as locações pode seguir investindo em melhorias da estrutura própria como o plenário e demais instalações. Ele também anunciou a viabilização, futuramente, de oportunidades de teletrabalho para os servidores como meio de diminuir custos.