Câmara Municipal de Foz lamenta falecimento de Mãe Marina

por Diretoria de Comunicação última modificação 12/03/2021 22h22

O Legislativo Iguaçuense externa profundo pesar pelo falecimento de Marina Aurea Galdino, conhecida como mãe Marina de Ògún. Ela faleceu aos 73 anos, nesta sexta-feira (12/03), de causas naturais no Hospital Municipal Padre Germano Lauck.

Mãe Marina era natural de São Paulo, mas vivia em Foz do Iguaçu há 30 anos. Ela foi eleita presidente do Conselho da Igualdade Racial de Foz do Iguaçu e idealizou o grupo Afoxé Ogún Fúnmilaiyó. Sempre na luta contra a intolerância religiosa e racismo, ela também presidiu a Rede das Mulheres Negras do Paraná, da Rede Nacional de Religiões Afro-brasileiras e Saúde (RENAFRO) e integrava o Conselho Consultivo da Defensoria Pública do Estado do Paraná.

Mãe Marina também participou ativamente das discussões para criação do Conselho de Igualdade Racial do município, quando a matéria passou pelo Legislativo em 2019. Na oportunidade em que as entidades defenderam na Câmara a criação do Conselho e também a criação de um plano municipal de igualdade racial, Mãe Marina se manifestou pelo fim do racismo e da xenofobia. Na ocasião, ela disse “a igualdade racial é necessária para pararmos com aquela coisa de dizer que negro se vitimiza. Já conquistamos algumas coisas na área de educação, por exemplo, antes o negro precisava ter sobrenome e indicação para entrar na Universidade, hoje não”.

Nossa solidariedade e desejo de força para que amigos e familiares possam superar esse momento de tristeza.