Câmara entrega Título de cidadão Honorário ao ex-prefeito Dobrandino da Silva

por Herika Quinaglia última modificação 13/07/2022 11h54
Homenagem foi proposta pelo vereador Valdir de Souza Maninho e subscrita por todos os pares
Câmara entrega Título de cidadão Honorário ao ex-prefeito Dobrandino da Silva

Foto: Christian Rizzi

Na próxima quinta-feira, 14 de julho, às 18h, a Câmara Municipal irá realizar uma sessão solene para entregar o Título de Cidadão Honorário ao senhor Dobrandino Gustavo da Silva. A homenagem foi proposta pelo Vereador Valdir de Souza Maninho (PSC) em reconhecimento aos serviços prestados ao município de Foz do Iguaçu. A solenidade será transmitida ao vivo pelas redes sociais oficias do legislativo e também pela TV Câmara e será aberta a todos que queiram comparecer no plenário para prestigiar a cerimônia.

Biografia
Nasceu no dia 06 de dezembro na cidade de 13 de Maio (SC) e se mudou para o Paraná no ano de 1957. Já em Foz do Iguaçu, Dobrandino e seu irmão Fundaram o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) que iniciou um processo de movimentação de moradores para reivindicar melhorias da administração municipal para a cidade.

Em 1982 foi eleito como um dos vereadores mais votados de Foz do Iguaçu, em pleno regime militar, e lutou para defender as eleições diretas e apoiou importantes bandeiras sociais como o Movimento contra a Carestia.

Em 1985, Dobrandino foi eleito prefeito com 19.129 votos dos 46.410 sufragados. Em 1990, elegeu-se deputado estadual com mais de 25 mil votos e, depois, em 1992, novamente candidato a prefeito, conquistou o dobro de votos de sua primeira eleição, totalizando 42.584, retornando ao comando da prefeitura de Foz do Iguaçu até 1996. Como prefeito atuou diretamente na regularização fundiária e na construção de casas para as pessoas carentes, foram mais 3 mil casas e 4 mil lotes regularizados.

Em 2002 se elegeu deputado estadual, o mais votado entre os 20 deputados do PMDB no Estado exercendo o mandato de 2003 a 2006. Novamente eleito deputado estadual em 2007, continuou na Assembleia Legislativa do Paraná de 2008 a 2012. Em sua atuação na Alep destinou recursos para Foz do Iguaçu promovendo investimentos em abastecimento de água, segurança e realização de obras.