Câmara de Foz requer do Executivo dados sobre habitação, educação e meio ambiente

por mariaeduarda — última modificação 27/03/2019 11h30
Os pedidos devem ser respondidos no prazo de 30 dias uteis

Na sessão ordinária de terça-feira (26), foram apresentados três requerimentos de interesse da população de Foz do Iguaçu. Eles foram aprovados e agora serão encaminhados ao Executivo para que sejam formalmente respondidos.

Rosane pede informações sobre Vila União

A vereadora Rosane Bonho (Progressistas) requer da Diretora-Superintendente do Instituto de Habitação de Foz do Iguaçu – FOZHABITA, Elaine Anderle, informações a respeito do Condomínio Vila União, com a apresentação dos critérios utilizados para a distribuição das unidades habitacionais, a relação das pessoas residentes com a respectiva unidade habitacional, onde residia e o cadastro das pessoas que solicitaram o aluguel social ou qualquer outra forma de assistência à moradia. Além disso, ela também requer a cópia do memorial descritivo da obra do condomínio, indicando a empresa e a equipe técnica responsáveis pela construção.

Celino denuncia agressão ao Rio Carimãzinho

O vereador Celino Fertrin (PDT) solicita do Prefeito Municipal informações sobre plano de preservação do Rio Carimãzinho, que é um afluente do rio Tamanduá, o segundo manancial de água superficial mais importante do município e que abastece boa parte da cidade por meio do sistema de captação da Sanepar. No requerimento, o vereador também pede informações sobre os impactos causados pelas obras na cidade.
“O que acompanhamos é que foi feito uma canalização, interrompida por um tempo, e isso tudo foi desaguado. Toda a terra de obras recentes desceu para assorear o rio, rompendo cachoeiras e contaminando a água”, afirmou o vereador.

Conforme Celino, os moradores próximos ao rio têm grande preocupação com a preservação e sempre contribuíram com isso, “mas a falta de gestão ambiental, com medidas de controle e prevenção fizeram com que o rio fosse poluído, com lixos diversos, terra e resíduos de esgoto, comprometendo a qualidade da água. Segundo informações da Sanepar, a água captada por esse manancial abastece aproximadamente 30% da população iguaçuense”, alertou.
Caso não haja um plano de preservação, o vereador espera providências reforçando que o rio é fundamental para o abastecimento da cidade.

Brayner questiona qualidade de material nos CMEIs

Por meio de requerimento, o vereador Jeferson Brayner (PRB) requer do Prefeito Municipal cópia do Termo de Referência acerca do processo licitatório para compra de material de higiene pessoal utilizado nos centros municipais de educação infantil (CMEIs). Segundo o vereador, constatou-se em uma visita feita por pais e servidores que o papel higiênico oferecido para o uso das crianças é de má qualidade.

Após a visita e uma série de reclamações recebidas por Jeferson Brayner, ele afirmou que uma medida foi tomada. “Depois de tantas reclamações, mandaram um papel diferenciado. Por isso, quero saber o que consta realmente na licitação através do contrato”, afirmou.
O vereador Anderson Andrade (PSC) comentou o requerimento. “Temos que ver quem é a pessoa responsável por receber esses produtos, visto que o produto original é dado no processo licitatório e tudo aquilo que diverge do contrato deve ser devidamente fiscalizado e devolvido”, apontou.