Câmara de Foz recebe turmas do 4° ano do Bertoni para visita institucional

por alanis — última modificação 06/04/2023 10h50
Câmara de Foz recebe turmas do 4° ano do Bertoni para visita institucional

Foto: Christian Rizzi - Câmara Foz

Nesta quarta-feira, 05 de abril, o Legislativo de Foz recebeu os alunos das turmas matutinas do 4° ano do Ensino Fundamental I do Colégio Bertoni. A visita foi proposta pelo gabinete da vereadora Yasmin Hachem (MDB) em conversa com as professoras: Thaís Guedes (Geografia) e Cleidevania Penha, e os auxiliares: Gislaine e Gabriel, que acompanharam a visita dos 45 alunos do instituto educacional pelo Legislativo.

Durante a visita na Câmara Municipal, o presidente e vereador, João Morales (União), deu início a roda de conversa com os alunos no Plenário, apresentando os nomes dos parlamentares desta Casa de leis e esclarecendo curiosidades das crianças junto com as vereadoras Yasmin (MDB) e Anice Gazzaoui (PL).

Ao longo da conversa com os parlamentares, foram sanadas dúvidas sobre as diferenças entre os poderes Legislativo, Judiciário e Executivo; de que forma projetos de lei são sugeridos e votados; quais tipos de leis existentes; como são realizadas as sessões; entres outras dúvidas. O vereador Cabo Cassol (Podemos) também esteve cumprimentando os alunos e, ao final da roda de conversa, foram exibidos vídeos institucionais para explicar os serviços prestados pela Câmara. Além disso, os alunos conheceram a bancada de vereadores, visitaram os gabinetes da parlamentar Yasmin Hachem (MDB) e do presidente João Morales (União), assim o espaço da memória, que conta com artefatos históricos em exposição.

Alunos das duas turmas do 4° ano da Escola Bertoni comentaram entusiasmados como foi a oportunidade de visitar a instituição: “Achei muito legal. Eu gostei bastante, fiz várias perguntas!”, conta Paolla Schmitt, estudante do Bertoni. Outros alunos também comentaram a importância de entender o funcionamento do Legislativo: “Às vezes a gente não sabe o que é que está acontecendo com a cidade. Eles falam o que é interessante”, diz Bruna Portela.

A parlamentar Yasmin Hachem (MDB), que também esteve guiando os alunos pela visita, convidou outras escolas para conhecerem a Casa de leis: “Que mais escolas venham para a Câmara! Estão todos convidados para vir pra cá fazer esse tour, ter esse contato maior com o Legislativo, porque isso é muito importante para nossa população”.

CLIQUE AQUI PARA VISUALIZAR AS FOTOS