Câmara de Foz recebe representantes do Programa Vida no Trânsito

por Redação/CMFI última modificação 28/03/2025 09h25
A reunião teve o objetivo de discutir a segurança dos condutores e pedestres no trânsito
Câmara de Foz recebe representantes do Programa Vida no Trânsito

Foto: Christian Rizzi

 

Discutir e incentivar a fiscalização do trânsito do município e a prevenção de acidentes e sinistros foi o tema principal da reunião entre Legislativo e representantes do Programa Vida no Trânsito (PVT) ocorrida na manhã desta quinta-feira (27). O PVT é formado por 19 instituições de Foz do Iguaçu.

A reunião teve abertura com o chefe da Divisão de Trânsito da Guarda Municipal, Gerson Rodrigues Vieira, destacando a importância de as instituições compartilharem dados com os vereadores para o implemento de medidas que possam reduzir acidentes, sinistros e melhorar a fiscalização e infraestrutura. “Explicitar com números o quanto nós temos de sinistro de trânsito na cidade, é muito essencial para mostrar a nossa realidade. Mostrar que o trânsito é violento”, disse Vieira. 

Na oportunidade também foi abordada a conscientização da própria população e a importância do Programa para a cidade, “Trazer essa realidade para conscientizar e mostrar para eles como o trânsito mata é um dever de toda a sociedade”, complementou Gerson.

Dados recentes disponibilizados pelo Corpo de Bombeiros mostram que a instituição já registrou 577 acidentes em Foz desde o início do ano. Foram 494 colisões, 44 atropelamentos, 31 choques contra anteparos, 06 capotamentos e uma saída de pista. 

As colisões e atropelamentos podem acarretar sequelas graves e, muitas vezes, permanentes. Um exemplo é a história de Amanda Pedroza da Silva, que fez o próprio relato durante a reunião realizada na manhã desta quinta-feira, no plenário da Câmara. Ela foi atropelada em 2021, em Serranópolis-PR, um mês após se formar em Arquitetura. Após o acidente, tendo ficado com sequelas permanentes, Amanda enfrentou inúmeros desafios e, aos poucos, reconstruiu sua vida. “Vivenciei a realidade e conheci outras vítimas que tiveram suas vidas mudadas para sempre”. Amanda também relatou todas as suas experiências no livro ‘Diário do meu Renascimento’, de sua autoria.

O presidente da Casa de Leis, Paulo Debrito (PL), foi presenteado com um exemplar do livro. “Amanda me presenteou com um livro que ela escreveu, um gesto que me deixou imensamente grato e emocionado. Só posso agradecer a Deus pela vida dela”, finalizou o presidente.

Estiveram presentes na reunião os parlamentares: Cabo Cassol (PL), Soldado Fruet (PL) e Marcia Bachixte (MDB). Também marcaram presença os representantes das seguintes instituições: Guarda Municipal, PRF, Foztrans e Detran, autoescola Debrito e autoescola JK.

PROGRAMA VIDA NO TRÂNSITO

Desenvolvido pelo Ministério da Saúde, em parceria com estados e municípios, o PVT é parte de um movimento internacional da Organização Mundial da Saúde (OMS) voltado para a redução de lesões e mortes no trânsito. Criado em 2010, o programa está na segunda década de Ação pela Segurança no Trânsito (2021-2030), com o objetivo de reduzir em 50% as mortes e lesões por acidentes até 2030, em conformidade com a meta 3.6 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).