Câmara de Foz recebe evento do Outubro Rosa, realizado pelo Instituto Cisne Branco

por alanis — última modificação 18/10/2023 13h02
Palestra foi ministrado pela Mastologista, Dra. Marília Takimoto, nesta quarta-feira (18)

Foto: Christian Rizzi - Câmara Foz

Com o intuito de levar informação e promover um encontro com membros ativos na luta contra o câncer de mama, nesta quarta-feira, 18 de outubro, a Câmara Municipal de Foz do Iguaçu recebeu um evento em alusão ao Outubro Rosa, promovido pelo Instituto Cisne Branco Cultural. Na ocasião, a mastologista Dra. Marília Takimoto realizando uma palestra, onde apresentou estatísticas de 2022-2025 e formas de conscientizar mais mulheres, incentivando as mesmas a realizarem o autoexame e a mamografia.

No evento, a coordenadora do Instituto Cisne Branco, Neusa Miguens, expressou que a campanha é uma oportunidade para mostrar apoio e solidariedade: “Neste Outubro Rosa queremos homenagear a todas pela coragem e resiliência que vocês [mulheres] demonstram todos os dias. Vocês são guerreiras não apenas na batalha contra o câncer de mama, mas também com todas as outras áreas da vida”, disse.

“Juntos somos mais fortes”

Durante a palestra, a doutora apresentou uma série de dados, apontando que o câncer de mama lidera os tipos mais incidentes estimados para 2023. Entre os anos de 2023 e 2025, também são estimados 66,54 casos novos a cada 100 mil mulheres no Brasil. Em 2020, o número de mortes registrado pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA) foi de 17,8 mil. Marília também informou que somente no Paraná são diagnosticados dez novos casos e registradas cerca de três mortes por dia. Somente em Curitiba se concentram 770 casos.

“A ideia é a gente juntar pessoas. A campanha da Sociedade Brasileira de Mastologia tem como lema “Juntos somos mais fortes”. A ideia é juntar toda a sociedade, a parte pública e privada, no intuito de levar mais educação e mais informação para que se invista mais na prevenção”, explica a mastologista Marília.

Relacionando as estatísticas e informativos, a mastologista relembrou a importância do autoexame como uma forma de prevenção e detecção do câncer, reiterando também a necessidade da mamografia, que é requerida anualmente para mulheres a partir de 40 anos.

Participe da campanha do Outubro Rosa e doe lenços!

Venha se unir à Câmara de Foz nesta causa! Em parceria com a Itaipu Binacional, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) - subseção Foz do Iguaçu e outros apoiadores, a Casa de Leis convida você a participar da campanha do Outubro Rosa: "Doe lenços, fortaleça laços". O objetivo é arrecadar lenços para apoiar mulheres em tratamento contra o câncer. Você pode contribuir deixando seus lenços na recepção da Câmara Municipal, onde há um ponto de coleta.

CLIQUE PARA VER MAIS FOTOS DO EVENTO