Câmara de Foz participa do maior evento de tecnologia e inovação do Legislativo

por Elaine Macena última modificação 05/06/2024 09h52
Técnicos do Poder Legislativo iguaçuense estão em Brasília para a 14ª edição do EnGITEC do Senado Federal
Câmara de Foz participa do maior evento de tecnologia e inovação do Legislativo

Foto: Câmara Foz

Técnicos da Câmara Municipal de Foz do Iguaçu estão em Brasília, participando da 14ª edição do Encontro Nacional do Grupo Interlegis de Tecnologia (EnGITEC), do Senado Federal. É o maior evento de tecnologia e inovação do Legislativo, que começou hoje, 3, e segue até o dia 7. Além da presença nos cursos das áreas de interesse, pela primeira vez Foz do Iguaçu participa como expositora, apresentando as iniciativas de resultados implantadas na Câmara iguaçuense.

“Com muita alegria, neste ano alcançamos êxito em todas as nossas iniciativas, o que resultou no convite para participar do EnGITEC, no Senado Federal. Essa é uma coroação dos esforços realizados pelos servidores desta casa. Estamos colhendo os frutos e mostrando não só para Foz do Iguaçu, mas para todo o Brasil as transformações ocorridas com avanços como a Câmara Digital. No dia 5, essa presidência estará em Brasília junto com a equipe representando a Câmara de Vereadores que também será uma das expositoras no evento", afirmou João Morales, presidente da Câmara, que vai se juntar ao grupo a partir de quarta-feira.

Promovido pelo Grupo Interlegis, o encontro realiza a troca de conhecimento e conscientização sobre a importância da inovação para as instituições legislativas do Brasil. O EnGITEC deste ano reúne parlamentares e servidores de todo o país com uma programação diversificada, com oficinas e palestras focadas na modernização e eficiência do Poder Legislativo. Entre os temas abordados estão governança de TI, segurança da informação, transparência, participação popular e inovações tecnológicas.

Oficinas e Palestras

Os participantes podem se inscrever em atividades alinhadas às suas áreas de atuação, com oficinas que incluem: Piloto de Planejamento de TI, Fotografia com o celular; Primeiros passos na projeção e transmissão para câmaras municipais”, SAPL – Sistema de Apoio ao Processo Legislativo; Design Sprint; Plone – sistema gerenciador de conteúdos; Licitações e Contratos; Encontro com parlamentares; “Comunicação legislativa em tempos de eleição; e Portal Modelo.

As palestras do evento abordam temas centrais como Legislativo Inteligente; A TI no centro do Legislativo: o exemplo da Justiça do Trabalho; Modernização em 365 dias; O Legislativo Inteligente é Diverso; Próximos passos na projeção e transmissão para Câmaras Municipais; Proteção de dados pessoais: o desafio da implantação da LGPD no Poder Legislativo; A Transformação Digital no Processo Legislativo: Utilizando 100% do SAPL para Otimizar a Atuação Parlamentar; Selo Transparência; e Compliance no Legislativo.

Representantes de Foz

Além de João Morales, entre os servidores da Câmara Municipal de Foz do Iguaçu presentes ao evento estão Fabiano Borghetti, assistente técnico da direção geral; Rafael Sanches, Diretor de Segurança Física e Digital; Gilvane Rodrigues, Diretor do Departamento de Controle Interno; Cristina Ito, agente administrativa; Paloma Triches, consultora legislativa e assessora técnica da Diretoria de Comunicação; e Waldson Dias, assistente técnico da Diretoria de Segurança Física e Digital.