Câmara de Foz faz homenagem in memoriam a imigrante de destaque na comunidade libanesa

por Redação/CMFI última modificação 05/12/2024 09h29
Proposição do vereador Adnan El Sayed aprovou título de Cidadania Honorária no início do ano para Hikmat Salem Nasser
Câmara de Foz faz homenagem in memoriam a imigrante de destaque na comunidade libanesa

Foto: Christian Rizzi - CMFI

 

Na manhã desta quarta-feira, 04 de dezembro, a Câmara Municipal realizou a entrega simbólica do título de Cidadão Honorário de Foz do Iguaçu, in memoriam, ao senhor Hikmat Salem Nasser, representado pela família. A proposta foi de autoria do vereador Adnan El Sayed (PSD), por meio do Decreto Legislativo 9/24, após projeto aprovado no início do ano, em reconhecimento ao seu destacado trabalho social. A solenidade foi aberta e conduzida pelo 1° vice-presidente da Casa, parlamentar Rogério Quadros (PSDB) e contou com a presença de amigos e familiares do homenageado.

Adnan El Sayed, vereador proponente da honraria, declarou: “A nossa intenção era realizar a entrega no começo do ano, mas Deus quis levar o senhor Hikmat antes, portanto a honraria foi entregue à sua família. Hikmat é uma das personalidades que marcam a vida e a sociedade em que vive. Certamente, podemos citar e lembrar muito do que foi feito em sua vida, como a doação de terreno para causas beneficentes e sua aplicação às causas sociais. É uma pessoa que merece esse título, devido a sua trajetória de dedicação à sociedade iguaçuense”, concluiu o parlamentar.

O vereador Adnan também realizou a leitura dos termos do pergaminho e fez a entrega para a esposa do homenageado, Zainab Hikmat Nasser. Ela agradeceu pela entrega do título: “Na verdade, eu sinto muita honra e prazer de estar aqui. Agradeço muito a todos que fizeram e compartilharam essa homenagem e só posso dizer muito obrigada”.

Emocionada, Rajaa Hikmat Nasser Fahs, filha do homenageado, compartilhou um texto após a entrega do título: “Hikmat Salem Nasser, nos deixou há 55 dias, mas também nos deixou ensinamentos preciosos e simples, de como amar ao próximo e honrar a justiça com honestidade acima de tudo. Meu pai era um homem simples e imigrante do Líbano que veio tentar a vida no Brasil. Viveu uma vida plena, trabalhou muito e formou família. Hoje, ele está sendo reconhecido como cidadão honorário de Foz do Iguaçu”.

Biografia do homenageado

Hikmat Salem Nasser chegou ao Brasil em 1954 e desembarcou no Porto de Santos depois de uma longa viagem de navio. Tinha saído de sua pequena aldeia no Líbano, passado pelo Egito, Itália, Portugal e finalmente chegou ao país gigante e desconhecido. Em 1970, com mulher e filhos, mudou-se para Foz do Iguaçu, onde ficou permanentemente.

O senhor Hikmat Nasser apoiou e recebeu diversos imigrantes libaneses em sua moradia em Foz entre 1975 e 1990, período da Guerra Civil no país. Hikmat assistiu o crescimento da comunidade árabe desde os primeiros momentos, sendo um dos principais responsáveis pela constituição das Escolas, Associações Beneficentes e dos lugares sagrados da Comunidade.

 

Clique aqui para mais fotos do evento.