Câmara de Foz entrega Moção de Aplauso ao General Ferreira, da Itaipu Binacional

por Diretoria de Comunicação última modificação 09/02/2022 13h26

Foto: Rubens Fraulini (Itaipu Binacional)

Nesta quinta-feira, 10 de fevereiro, a Câmara Municipal entrega a Moção de Aplauso nº 1/2022, de autoria do Vereador Ney Patrício, ao General de Exército João Francisco Ferreira, como reconhecimento às ações de cooperação para o desenvolvimento social e econômico e o fortalecimento de políticas realizadas pela Itaipu Binacional no Município de Foz do Iguaçu. A entrega da homenagem deve ocorrer por volta de 11h, após a sessão ordinária. Em seguida, a Prefeitura fará a entrega da Comenda Grã-Cruz Ordem das Cataratas, maior honraria concedida no município.

O General Ferreira, nomeado diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional em 07 de abril de 2021, prestou 48 anos de serviço ao Exército e está na reserva desde abril de 2014. Durante o período que esteve no cargo de Diretor-Geral Brasileiro de Itaipu Binacional (abril de 2021 a a 25 de janeiro de 2022), a Itaipu alcançou marca de 2,8 bilhões de megawatts-hora gerados desde o início da operação da usina, consolidando-se como a hidrelétrica que mais produziu energia no mundo e conquistou as melhores marcas histórias de produtividades.

Na sua gestão, Itaipu também reforçou o apoio às ações de combate à covid-19 na região de Foz. Obras importantes foram financiadas pela Usina, como a Ponte da Integração Brasil-Paraguai, a revitalização do Gramadão e diversas outras. Outras ações, como de gestão ambiental e desenvolvimento territorial também tiveram importante progresso, assim como processo de licitação referente ao plano de atualização tecnológica da usina. Sob sua direção, a Binacional participou ativamente do Natal de Águas e Luzes, contribuindo para recuperação econômica da região.

Nascido em Santa Maria, Rio Grande do Sul, em 1949, ingressou nas Forças Armadas em 1966 e chegou a chefe do Comando Militar do Oeste, em Campo Grande, entre 2011 e 2014, onde trabalhou pela implantação do sistema de monitoramento de fronteiras na região.

Ele iniciou a carreira militar em 1972 na Academia Militar das Agulhas Negras, serviu no 26° Batalhão de Infantaria Paraquedista. Em 1981, recebeu a medalha Marechal Hermes por ter sido o primeiro colocado na turma de infantaria da Escola de Aperfeiçoamento de oficiais. Em 2006 ocupou a vice-chefia do Estado-Maior de Defesa do Ministério da Defesa. Como Oficial General exerceu os cargos: Comandante da 8ª Brigada de Infantaria Motorizada; Comandante da Brigada de Infantaria Paraquedista; Vice-chefe do Estado Maior de Defesa do Ministério da Defesa; Comandante da 6ª Região Militar; Comandando Militar do Oeste. Em 2014 foi para reserva por ter atingido 12 anos nos postos de general, conforme prevê a legislação.