Câmara de Foz do Iguaçu reduz a zero os gastos com aluguel

por NICHOLAS JULIANO GALVÃO DOS SANTOS última modificação 05/07/2024 12h05
As despesas com imóveis locados, incluindo custeio e outros gastos, chegavam a R$ 500 mil por ano
Câmara de Foz do Iguaçu reduz a zero os gastos com aluguel

Foto: Christian Rizzi - CMFI

A atual gestão da Câmara de Foz do Iguaçu segue trabalhando nas melhorias da Casa Legislativa, prezando por maior eficiência, transparência e redução de gastos. Uma das medidas implementadas foi o fim das despesas com aluguel de imóveis para acomodar setores administrativos. O gasto foi reduzido a zero e anunciado pelo presidente da Câmara, João Morales. Os custos com imóveis locados, incluindo custeio e outros gastos, chegavam a R$ 500 mil por ano.

O anexo continha 16 salas em dois andares abrigando setores como o de Recursos Humanos, Jurídico, Arquivo e o Financeiro. Agora, os servidores foram transferidos para o prédio principal com readequação dos espaços. João Morales disse que era “um custo que a Câmara tinha todos os anos. Precisamos ter um zelo com o dinheiro público. Esta foi a forma que essa Câmara encontrou para sanar essa despesa, que tínhamos há muito tempo na Casa Legislativa”.

O vereador Galhardo, que desde o início defendeu o fim das despesas com aluguel, afirmou: “Nós temos que dar o exemplo, começar aqui pela casa. Eliminamos esse gasto que vai e que não volta, o aluguel. Todo mundo sabe que é um dinheiro jogado fora, não é nenhum investimento. Estamos dando exemplo aqui e esperamos que o próximo prefeito de Foz do Iguaçu siga nesse caminho também”.

“Com seis meses de gestão em 2023 entregamos um andar do anexo, reduzindo 50% do custo. Agora na metade de 2024, entregamos o outro andar. Para que isso fosse possível houve a contratação de uma empresa para guarda de arquivos e digitalização”, explicou Fabiano Borghetti, Assistente Técnico da Diretoria Geral da Câmara.

O servidor também destacou que “a digitalização reduziu o consumo de materiais internos. No almoxarifado houve uma redução de mais de 30 itens, mais de 30 impressoras retiradas, além do descarte dos carimbos”. Outra ação foi a implementação do teletrabalho na Casa de Leis. “Com o teletrabalho, nós aumentamos a produtividade e reduzimos o custo de energia, água e materiais de utilização na Câmara. São medidas que adotamos que mostram a redução de custos”, finalizou Fabiano.