Câmara de Foz do Iguaçu premia personalidades de Direitos Humanos

por Beatriz Bidarra última modificação 13/12/2024 14h02
Homenageados se destacam na promoção da paz, justiça social e ajuda humanitária

Com a tônica pela paz no mundo, a Câmara Municipal de Foz do Iguaçu realizou a solenidade de entrega do Prêmio Personalidade de Direitos Humanos, na manhã desta sexta-feira, 13 de dezembro, em cumprimento à Lei Municipal nº 4865/2020. O prêmio é um reconhecimento aos cidadãos que se destacam na defesa dos direitos humanos, democracia e justiça social, contribuindo significativamente para a comunidade iguaçuense.

A proponente da lei que originou o prêmio, vereadora Anice Gazzaoui (PP), fez pronunciamento na tribuna. “Agradeço em especial a todas as mulheres presentes. Em 2020 eu propus essa lei. Temos vários heróis anônimos e buscamos dar esse reconhecimento. Nosso compromisso na Casa de Leis é com a sociedade”, afirmou.

O Sheik Oussama El Zahed destacou: “Será abençoado quem respeita, quem homenageia a pessoa, essa obra edificada pelo criador. Em um evento desse não podemos esquecer o sofrimento das pessoas no mundo inteiro, seja na Ucrânia, na Palestina, em Gaza, que hoje estão tendo um massacre televisionado, que até agora causou a morte de 200 mil pessoas e 2/3 dessas vítimas são mulheres e crianças”.

Embaixador Evandro Dal Molin, do Ministério da Cidadania, enfatizou: “As pessoas que defendem os direitos humanos têm meu respeito. Muitas vezes lutam de forma anônima, mas que fazem toda diferença”.

Bianca Bonho, em nome da Secretaria de Direitos Humanos do Município, pontuou: “Hoje quero destacar o trabalho das mulheres e o papel que elas vêm exercendo na conquista de direitos. Esse prêmio é de fato uma homenagem ao trabalho árduo de pessoas que vêm dedicando suas vidas em causas sociais. Que esse prêmio seja um símbolo de mais um passo dado em direção a uma sociedade mais justa e inclusiva”.

André dos Santos, secretário de Assistência Social, falou em nome do Poder Executivo:  “Precisamos avançar muito mais, mas tivemos conquistas muito importantes no atendimento às pessoas, em dar a dignidade que elas merecem”.

*Homenageados a agradecimentos*

Sara Rida: Defensora dos direitos humanos com atuação humanitária na guerra do Líbano, promovendo segurança e apoio às famílias libanesas-brasileiras. Homenageada pelo vereador Adnan El Sayed. “Que continuemos pela paz e pela justiça”, disse Sara, ao falar do conflito no Líbano, em que diversas pessoas têm sofrido profundamente.

Padre Donatien Désiré Molasso Mon'nguba: Sacerdote e missionário que liderou reformas de capelas e projetos sociais em Foz do Iguaçu, com foco na inclusão e assistência comunitária. Homenageado pelo vereador Alex Meyer. “Essa homenagem é por todas as pessoas que estão aqui, agradeço a todos”, disse Donatien.

Daves Sebastiany: Dentista e idealizador do projeto Transformando Vida com Cores, que promove inclusão e bem-estar em comunidades carentes, além de ações sociais. Homenageado pela vereadora Anice Gazzaoui. “A ideia do projeto é tirar as pessoas da rua, da depressão, agradeço a todos”, disse Daves.

Teonilia Pereira Leite Neta - Nila: Líder em defesa dos direitos das mulheres e fundadora do Movimento de Mulheres da Bacia do Paraná, com atuação significativa em ações comunitárias. Homenageada pelo vereador Cabo Cassol. “Falaram muito em paz aqui e é isso que precisamos, de paz, harmonia e amor fraternal que transborda. Ninguém faz nada grande sozinho”, disse.

Marcelo José de Oliveira: Diretor da Escola Alternativa – Educação Especial, focado na inclusão de pessoas com necessidades especiais e promoção de autonomia e cidadania. Homenageado pelo vereador Edivaldo Alcântara. “Temos muito orgulho do encaminhamento dos alunos ao mercado de trabalho, que os fornece renda”, pontuou Marcelo.

Suzane Francisco de Amorim: Gestora de projetos sociais na Associação Fraternidade Aliança, com forte atuação em direitos de crianças e adolescentes. Homenageada pelo vereador Kalito Stoeckl. “Seguimos na jornada com o legado que nos foi deixado pelo padre Paoli, em prol da sociedade de Foz”.

Irmã Janaina Clara Nazário: Diretora do CEI Mamãe Carolina, com destaque na assistência a crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social. Homenageada pelo vereador Marcio Rosa. “Quando vermos em nossos semelhantes a real presença de quem nos amou primeiro, ofereceremos tudo o que daríamos a ele”.

Padre João Disner: Sacerdote com ampla atuação pastoral e comunitária em Foz do Iguaçu e região, promovendo evangelização e apoio social. Homenageado pelo vereador Rogério Quadros. “Tem um ditado que diz: seja pouco, mas seja você mesmo. Então que possamos realizar o pouco na vida que será de grande significado na vida das pessoas”, afirmou.

Marwan Tarabaine: Presidente da Mesquita Sunita Omar Ibn Al-Khatab, defensor da paz e do respeito à diversidade religiosa, com trabalho filantrópico de destaque. Homenageado pela vereadora Yasmin Hachem. “Repudiamos a intolerância, seja ela religiosa ou de qualquer outro tipo. Nossa cultura é de paz. Acreditamos que é isso que enriquece o mundo”.


 

Clique aqui para fotos do evento