Câmara de Foz celebra Dia do Mandarim
O Dia Municipal do Mandarim, instituído pela Lei Municipal 5.477/2024, é celebrado no dia 29 de março. Neste ano, o primeiro a ser comemorado desde a sua criação, foi festejado antecipadamente pelos vereadores da Casa de Leis. Representantes do Centro Cultural Ásia São Paulo e da Associação Conjunta Sino Brasileira do Iguaçu fizeram uso do espaço da tribuna popular na última sessão desta quinta-feira, 25 de março, para realizarem uma apresentação sobre representatividade, reconhecimento e valorização da comunidade chinesa do Município.
A apresentação realizada no plenário foi a dança do Leão, feita pela Escola de Kungfu tradicional Corpo Mente e Alma. A coreografia, é uma tradição folclórica que imita os movimentos de um leão místico, com o objetivo de trazer boa sorte e afastar espíritos malignos.
A apresentação fortalece laços de amizade e cooperação entre Foz e a comunidade chinesa. “Nós trazemos uma cultura bem alegre e bacana para mostrar essas integrações culturais que o dia do mandarim pode trazer”, complementou o presidente da Associação Conjunta Sino Brasileira do Iguaçu, Snikyc Chen Ji Sheng.
A comunidade se estabeleceu em Foz ao longo do tempo, com imigrantes e descendentes que encontraram novas oportunidades na região. Sabendo da grande presença da comunidade na Região Trinacional, o Centro Cultural Ásia São Paulo veio à tribuna popular agradecer pela representatividade, “Em nome do Centro Cultural, agradeço de coração à Prefeitura, à Câmara e a todos que apoiaram essa iniciativa”, finalizou o Presidente do centro, Emilio Fang San Jing.