Câmara aprova projeto de incentivo à ciência, inovação e tecnologia

por Elaine Macena última modificação 12/06/2024 13h12
Proposta dos vereadores Cabo Cassol e Adnan El Sayed cria evento anual para promover a inovação científica e tecnológica
Câmara aprova projeto de incentivo à ciência, inovação e tecnologia

Foto: Câmara de Foz

Na pauta da sessão ordinária de terça-feira, 11 de junho, da Câmara de Vereadores de Foz do Iguaçu, foi votado e aprovado o Substitutivo n° 11/2022, que reformula o Projeto de Lei n° 26/2022. De autoria dos vereadores Cabo Cassol e Adnan El Sayed, a proposta institui o “Festival Trinacional de Ciência, Inovação e Tecnologias” e o “Prêmio InovaFoz Startups”. O evento anual buscará promover a inovação científica e tecnológica, conforme as diretrizes da Lei Complementar n° 283/2017. Esta legislação já prevê medidas de incentivo à inovação e à pesquisa científica e tecnológica em ambientes produtivos no município.

O festival deverá ocorrer em datas a serem estipuladas por regulamentos específicos. Durante o evento, também será realizado o “Prêmio InovaFoz Startups”, que premiará os melhores projetos de inovação científica desenvolvidos por startups, incubadoras, aceleradoras e universidades.

Incentivo à Inovação

O vereador Adnan El Sayed destacou a importância do projeto: “Nós pensamos em um formato de dar um incentivo àqueles que desenvolvem tecnologia e inovação, uma feira toda ano que possa ter participação dos que estão na faculdade, dos empreendedores, das startups para poder premiar aquelas novas ideias que podem se tornar uma inovação. Este é o intuito. Esperamos que o prefeito sancione, e de nossa parte, já temos o comprometimento de que, se sancionado, este grande festival terá também uma parte das nossas emendas impositivas”.

Por sua vez, o vereador Cabo Cassol ressaltou: “tendo em vista que vamos fomentar o empreendedorismo, aqueles que pensam, os visionários, estamos contribuindo com a sociedade e com o próprio município. Isso é muito importante, pois vai atrair novos empreendimentos, novas visões, novos projetos, novas ideias. Todo mundo sai ganhando, e espero que o projeto ganhe força agora com a sanção do prefeito municipal”.

Categorias do Prêmio

O prêmio será dividido em oito categorias: meio ambiente e sustentabilidade, energias renováveis, biotecnologia, sistemas educacionais, segurança, mobilidade urbana, turismo e saúde. Cada categoria terá premiação igualitária. Os participantes deverão apresentar, no ato do registro, três modelos financeiros para implementação ou expansão dos projetos, observando os valores destinados aos prêmios de 1º, 2º e 3º lugar de cada categoria.