Câmara aprova projeto de conscientização e promoção da saúde mental
A preocupação com a saúde mental dos cidadãos, tanto com relação à conscientização quanto a respeito de ações que estimulem os cuidados nesse sentido foi objeto do projeto de lei 03/2024, que institui o Janeiro Branco, no calendário oficial do município, intitulada Lei José Elias Aiex Neto. A proposta de autoria do vereador João Morales (União Brasil) foi aprovada na sessão itinerante do último dia 10 de maio e seguirá para sanção do prefeito.
A ideia surgiu no início do ano quando Morales foi procurado pela Dra Luziânia Medeiros, psicóloga especialista na área de saúde mental que está engajada com a causa do Janeiro Branco. Na reunião, ao lado do também psicólogo e apoiador, Paulo Abrantes, a psicóloga propôs a institucionalização da campanha no Município para conscientização e investimentos na saúde mental. Morales acatou a ideia e apresentou o projeto de lei, iniciativa que está alinhada com as ações do Janeiro Branco já em andamento no âmbito federal e estadual.
Luziânia Medeiros integra o movimento e destaca a intenção de promover atividades ao longo do ano, como palestras, rodas de conversas e debates, envolvendo diversos setores da comunidade em Foz do Iguaçu. Entende que ações como essa servem também para quebrar tabus e os preconceitos em torno da questão da saúde mental. “É fazer entender, por exemplo, que as pessoas podem procurar ajuda. Fazer essa difusão da informação em torno da saúde mental para melhorar a qualidade de vida das pessoas", disse Luziânia.
“A saúde mental e emocional é de interesse de todos. Precisamos unir forças, fazer campanhas. O Janeiro Branco vem para isso, para dar oportunidade às entidades no debate e promoção de eventos para que os que estão adoecendo deem a volta por cima”, enfatizou o vereador João Morales (União Brasil), autor do projeto.
A matéria fixa que as atividades podem ser realizadas durante todo ano, sendo intensificadas no mês de janeiro, como forma de fomentar a campanha Janeiro Branco. O foco da ação é combater crescimento de transtornos de ansiedade, esclarecer sobre saúde mental e emocional e investir na qualidade de vida das pessoas.
A nova lei leva o nome do médico psiquiatra José Elias Aiex Neto que foi um defensor incansável da área da saúde mental do município. Com aprovação em dois turnos, a matéria fica aguardando sanção do Executivo para se tornar lei municipal.