Câmara apresenta a Sergio Moro proposta de transformar Foz em Polo de Escola Legislativa

por Elaine Macena última modificação 07/06/2024 13h58
Presidente e servidores do Poder Legislativo de Foz foram recebidos em Brasília pelo Senador

Foto: Câmara Foz

O Presidente da Câmara Municipal de Foz do Iguaçu, João Morales e sua equipe de servidores municipais, que se encontram em Brasília participando do 14° EnGITEC, estiveram quinta-feira, 06 de junho, no Senado Federal, no gabinete de Sergio Moro. Na pauta de conversa com o Senador, assuntos sobre educação e outros relacionados à cidade como transformar Foz do Iguaçu em Polo de Escola Legislativa, através de cursos do sistema Interlegis do Senado Federal.

Entre os demais temas está a solicitação de liberação por parte do Senado Federal de material didático - livros no formato Gibi, que ensinam de maneira lúdica e didática assuntos como "Lei Maria da Penha"; "ECA"; e "Estatuto da Igualdade Racial", todos voltados para crianças aprenderem sobre a importância de conhecerem e saberem sobre estes assuntos tão vitais nos dias de hoje.

"Estivemos no Senado Federal junto com a equipe da Câmara para tratar de pautas pendentes do ano passado. Levamos as demandas sobre a educação para crianças e adolescentes em nossas escolas, abordando temas como preconceito racial, Lei Maria da Penha e Estatuto da Criança e do Adolescente. Além disso, buscamos a cooperação do Senado e do Interlegis para estabelecer um centro de oficinas em Foz do Iguaçu para as demais Câmaras Municipais”, frisou o Presidente da Câmara, João Morales.

Polo de Escola Legislativa

Foi solicitado ao Senador Sergio Moro, a interferência dele junto à direção do Senado Federal/Interlegis para a liberação de oficinas de aprendizagem para os servidores da Câmara Municipal de Foz e câmaras de todo o Paraná. Entre as oficinas solicitadas, estão: processos legislativos, SAPL (Sistema de Apoio ao Processo Legislativo), Portal Modelo e outros.

“Com essas solicitações a Câmara Municipal de Foz do Iguaçu está se gabaritando a concentrar no Estado do Paraná um Polo de Escola Legislativa através de cursos do Interlegis/Senado Federal”, disse Morales. O presidente destacou que ele e a equipe foram muito bem recebidos pelo Senador que de imediato se prontificou em não medir esforços para atender as solicitações.

O EnGITEC, que termina nesta sexta-feira, em Brasília, é o maior evento de tecnologia e inovação do Poder Legislativo. A equipe da Câmara de Foz do Iguaçu está composta pelo presidente João Morales, além de Fabiano Borghetti, Assistente Técnico da Direção Geral; Rafael Sanches, Diretor de Segurança Física e Digital; Gilvane Rodrigues, Diretor de Controle Interno; Cristina Ito, Agente Administrativa; e Paloma Schmitt, Assistente Técnica da Diretoria de Comunicação.