Cabo Adriano Cézar de Souza recebe Título de Cidadão Benemérito de Foz

por Diretoria de Comunicação última modificação 18/12/2020 15h40

A Câmara de Foz do Iguaçu entregou em sessão solene desta quinta-feira, 17 de dezembro, o Título de Cidadão Benemérito ao policial militar Adriano Cezar de Souza, cujo nome de guerra é Cabo Souza. O ato atende ao Decreto Legislativo nº 17/2020, de iniciativa do vereador Rudinei de Moura concedendo o título pelos relevantes serviços prestados ao Município de Foz do Iguaçu. A solenidade contou com a presença das vereadoras Anice Gazzaoui e Nanci Rafagnin Andreola.

O proponente, vereador Rudinei enalteceu o homenageado. “Conhecemos o Cabo Souza que sempre fez um papel muito bonito, ele visitava a casa das pessoas. Ele nunca mudou seu estilo de trabalhar. Ele honrou todo seu trabalho, não só da Polícia Militar, mas da sua amizade conosco. Na época em que a Guarda tinha um projeto que chamava Xerife nos Bairros (programa que funcionava em conjunto com a PM) foi quando eu conheci o Cabo Souza. É um trabalho brilhante que eles fazem, trazendo proteção para gente”.

Após receber a placa, Cabo Souza externou o agradecimento. “Agradeço a Deus, aos meus pais, minha esposa, que aguentou também muitas dificuldades do meu lado, me deu uma filha maravilhosa, que se formou e agora me deu um neto. Sou grato aos meus pais por tudo que me ensinaram, porque sempre tiveram razão em tudo o que tentaram me ensinar. Agora já estou realizado tanto profissionalmente, quanto pessoalmente. Sabendo o tamanho que é ser Cidadão Benemérito de Foz eu agradeço muito. Agradeço também ao meu comandante”.

Em Foz do Iguaçu, aos 18 anos de idade, ingressou no curso de formação de soldado da Polícia Militar, formando-se soldado em 1994. Neste mesmo ano iniciou os serviços de policiamento através da Rádio Patrulha Auto (RPA), pelo 14º Batalhão da Polícia Militar de Foz do Iguaçu, prestando seus serviços até o ano de 2013. No mesmo ano, o Major Marcos Aparecido de Souza, que na época era Comandante da 1º Companhia do 14º BPM, criou o Grupo Tático para prestar apoio à RPA e o Soldado Souza foi um dos quatros escolhidos para iniciação deste novo grupo, sendo o soldado mais antigo.

Participou de diversas operações em toda a região, que abrange 5 Comandos Regionais de Polícia Militar, e na capital do estado, Curitiba. Em 10 de Agosto de 2018 foi promovido a cabo.

História

Adriano Cezar de Souza, cujo nome de guerra é Cabo Souza, é casado desde o ano 1996 com a senhora Marcia Maria de Assis de Souza, com a qual teve uma filha Débora Marisa de Souza e há pouco tempo se tornou avô de Miguel Adriano de Souza.

Adriano Cezar de Souza nasceu em Foz do Iguaçu no dia 21 de abril de 1975. Após seu nascimento, seus pais decidem mudar para o Município de Santa Terezinha de Itaipu, onde viveram por poucos anos, pois em 1984, com a construção da Hidrelétrica de Itaipu, seu pai decide voltar para Foz do Iguaçu para trabalhar. Adriano iniciou seus estudos em Santa Terezinha, no Colégio Estadual Dom Manoel Konner. A família, ao mudar para Foz do Iguaçu, escolheu a região da Vila C para criar seus filhos e foi na região da Vila C que Adriano cresceu.