Bombeiros militares ganham Moção de Aplauso por ato de bravura

por NICHOLAS JULIANO GALVÃO DOS SANTOS última modificação 11/06/2024 13h49
A homenagem foi concedida por proposição de João Morales em reconhecimento pela atuação heroica de três bombeiros
Bombeiros militares ganham Moção de Aplauso por ato de bravura

Foto: Christian Rizzi - Câmara Foz

A Câmara de Foz do Iguaçu realizou na manhã de terça-feira, 11 de junho, a Cerimônia de Entrega da Moção de Aplauso 08/2024, de iniciativa do presidente da Câmara, João Morales (União Brasil), ao Capitão William Cesar Ferrandin, ao Subtenente Irineu Fernandes Lemmertz e ao Soldado Gustavo Henrique Defendi da Silva. A homenagem é uma forma de reconhecimento pelo heroísmo, profissionalismo e bravura em salvar a vida de um jovem. No dia 9 de março de 2024, um jovem foi resgatado pelos três bombeiros, após tentar cometer suicídio do alto de uma torre.

Durante a cerimônia, foi apresentado um vídeo do Capitão William Ferrandin, comandante do salvamento, falando sobre a operação e as suas dificuldades. O Subtenente Irineu Lemmertz e o Soldado Gustavo Defendi da Silva foram responsáveis por fazer o contato verbal com a vítima e o Capitão William Ferrandin pela coordenação.

O presidente da Câmara e propositor da Moção, João Morales, foi à tribuna, cumprimentou os homenageados e falou sobre o resgate: “Não tem dinheiro no mundo que pague o trabalho de vocês (bombeiros). Acredito que nessa situação, ao transformar o pensamento de suicídio e trazer o jovem de volta para a sociedade, vocês também olham para essa pessoa como um irmão, um filho, alguém muito querido. E lutam com todas as forças, tanto técnicas quanto psicológicas, para que ele não se entregue. Essa singela homenagem que a Câmara Municipal, por unanimidade, concedeu aos senhores, quer dizer o meu muito obrigado, que representa essa guarnição”, concluiu João.

Após os homenageados receberam as placas da Moção de Aplauso, o Capitão William Cesar Ferrandin, Comandante do 1° Subgrupamento de Bombeiros, agradeceu e discursou em nome dos três: “Após quatro horas de operação, pudemos encaminhar a vítima em segurança para unidade hospitalar. Foram horas extremamente tensas tentando estabelecer uma relação de segurança. Quero destacar o entusiasmo profissional, a resistência, a persistência e espírito de todos os militares envolvidos, além dos órgãos de apoio como Guarda Municipal e Polícia Militar. Em especial o Subtenente Lemmertz e ao Soldado Defendi, que subiram na torre colocando-se em situação de risco em prol do bem-estar da vida do jovem”, finalizou o Capitão William.

A homenagem foi prestigiada por diversas autoridades, dentre elas, Vandro Cesar Arenhardt da Defesa Civil do Município; Marcelo Yarid diretor da Guarda Municipal; Tenente-Coronel Edson Leonel Rodrigues, Comandante do 9° Grupamento de Bombeiros e o Capitão Conte, representando a Defesa Civil do Estado do Paraná.

Clique aqui para mais fotos do evento.