Bancada da Mulher se reúne com coletivo Baque Mulher e discute pobreza menstrual no município

por Diretoria de Comunicação última modificação 06/07/2021 15h10

A Bancada da Mulher, integrada pelas vereadoras Yasmin Hachem (MDB), Protetora Carol Dedonatti (PP) e Anice Gazzaoui (PL), se reuniu nesta terça-feira (06/07) com representantes do coletivo Baque Mulher (Valentina Rocha, Mirá e Maria Carolina), para falar do projeto “Tá no ciclo” e dialogar a respeito da pobreza menstrual no município.

O objetivo foi conhecer as ações do coletivo e abrir o diálogo sobre o tema que afeta tantas meninas e mulheres que não têm condições de comprar absorvente, deixam de ir à escola em período menstrual, carecem de infraestrutura, de informação e muitas vezes têm dificuldades em acessar direitos básicos como saúde e saneamento básico.

De acordo com dados do projeto “Tá no ciclo”, a falta de higiene menstrual traz consequências negativas em diversos setores da vida, impactando na saúde física e mental das mulheres. Então, falar de pobreza menstrual de maneira mais ampla é abordar um problema de saúde pública. A integrante do coletivo, Valentina Rocha, relatou o histórico do projeto, que existe desde 2017, e trabalha com meninas da periferia. Ela também ressaltou a necessidade de transformar isso em política pública e de o município ter dados sobre a pobreza menstrual em Foz.

A vereadora Yasmin Hachem (MDB) ressaltou que “a interlocução da Bancada da Mulher com o coletivo é muito importante”. Na mesma linha, a vereadora Anice Gazzaoui (PL) destacou que “nós mulheres devemos trabalhar de forma unificada. Nós da Bancada deveremos ser porta-vozes e trabalharmos contra qualquer discriminação”.

A vereadora Protetora Carol (PP) já estava trabalhando na minuta de um projeto que engloba o tema da pobreza menstrual e a reunião também serviu para abrir o espaço para que o coletivo, que está trabalhando diretamente com meninas que enfrentam essas dificuldades, possa colaborar na construção da matéria legislativa.

registrado em: