Audiência Pública vai discutir expansão da agricultura familiar e segurança alimentar

por Diretoria de Comunicação última modificação 11/05/2022 11h27

Na próxima sexta-feira, 13 de maio, às 11h, a Câmara Municipal de Foz do Iguaçu abre debate, em audiência pública, sobre a expansão da Agricultura Familiar e também sobre políticas de segurança alimentar. O evento atende ao Requerimento nº 202/2022, de autoria do Vereador Alex Meyer e ao Requerimento nº 246/2021, de autoria do Vereador Adnan El Sayed.

“Vamos tratar da agricultura familiar e orgânica de Foz e debateremos temáticas que envolvam os trabalhadores desse setor”, pontuou o vereador Alex Meyer (PP). O vereador Adnan El Sayed (PSD) ponderou “é muito importante ouvir o pessoal que trabalha nessa área. A questão da agricultura familiar e segurança alimentar perpassa desde a produção, até educação alimentar para conscientização de nossas crianças. Isso também se traduz em saúde”.

De acordo com os requerimentos, algumas demandas urgentes devem ser esclarecidas, no sentido de buscar soluções, tais como: motivo da escassez no fornecimento de material picado para poda de árvores, para que os agricultores possam fazer compostagem; melhora na formação de preço dos produtos revendidos pelos agricultores ao município para merenda escolar; em qual situação se encontra o projeto de ampliação e reforma da casinha da Avenida das Cataratas e outras reivindicações dos produtores.

Segurança Alimentar

Por segurança alimentar e nutricional entende-se a realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente. Mesmo o Brasil sendo um dos maiores produtores de alimento do mundo, grande parcela da população não tem acesso aos alimentos básicos necessários para a vida cotidiana.
A agricultura familiar está intrinsecamente ligada à segurança alimentar, visto que, os alimentos provenientes dessa fonte correspondem a cerca de 70% da comida consumida pelos brasileiros.

Agricultura familiar

Por agricultura familiar, entende-se a forma de cultivo da terra administrada pela força de trabalho dos membros da família, combinando critérios de tamanho da propriedade, gestão familiar e processo de comercialização dos produtos.
A audiência será transmitida ao vivo pelos canais oficiais do Legislativo, como TV Câmara, site e mídias sociais (Facebook e youtube). É possível fazer inscrição para uso da palavra, de forma antecipada, preenchendo os dados no link: https://bit.ly/3whwOKc ou ainda no transcorrer do evento.