Atualização dos valores do Bolsa atleta e Bolsa Técnico recebe parecer favorável das Comissões da Câmara

por Diretoria de Comunicação última modificação 14/08/2019 14h02
Objetivo é investimento em atletas de Foz para que não migrem para outras cidades ou estados

O investimento em esporte, é também política de saúde pública. Pensando nisso, o município de Foz do Iguaçu entrou com projeto na Casa de Leis (PL 99/2019) readequando e atualizando os valores de apoio aos atletas que recebem incentivo, por meio do Programa Bolsa Atleta. A condição é que apresentem bons históricos de resultados em competições municipais, estaduais e internacionais.

A nova proposta propõe alguns requisitos para concessão das bolsas, que vão de R$ 100,00 a R$ 1.000,00. Dentre os critérios estão: ser estudante em Foz e atleta iniciante, idade superior a 12 anos, participante de jogos ou competições em nível estadual no ano anterior e fazer parte de equipe do núcleo de treinamento na modalidade vinculada à SMEL.

As comissões reunidas da Câmara Municipal deram parecer favorável, que deve ser lido na sessão desta quinta-feira, 15/08. Considerando que a matéria tem respaldo constitucional, está dentro da lei de responsabilidade fiscal, o projeto foi liberado para continuar tramitando.

Segundo o Poder Executivo, o objetivo é garantir a manutenção da carreira dos atletas, proporcionando condições para que participem de competições e se dediquem aos treinamentos. O valor dos incentivos do bolsa atleta foram definidos em 2002, quando da implantação do programa, o que faz com que já estejam defasados. É uma forma de incentivo à qualidade de vida dos cidadãos e conter a migração de bons atletas para outros estados e municípios ou até mesmo o abandono do esporte em busca de condições melhores de vida e sobrevivência.

Ainda de acordo com a Prefeitura, a urgência na aprovação do projeto deve-se ao fato de que há evento esportivo que será realizado no final de agosto no município. Sendo o intuito, portanto, incentivar e contemplar atletas medalhistas do município nas competições oficiais, uma vez que esses esportivas divulgam o nome de Foz do Iguaçu em todo o Brasil e até mesmo mundialmente.