Atividade comunitária: Cidade Nova Informa vai ganhar declaração de utilidade pública

por Diretoria de Comunicação última modificação 06/07/2022 13h31

Foto: Christian Rizzi/ Câmara Foz

Em reconhecimento aos 11 anos de atividade comunitária na região do Cidade Nova, a Câmara aprovou nesta quarta-feira, 06 de julho, o projeto de lei 70/2022, e autoria da vereadora Anice Gazzaoui (PL), que declara de Utilidade Pública a “Cidade Nova Informa - CNI”. O projeto foi aprovado em dois turnos e será encaminhado para sanção do prefeito.

A proponente do projeto, vereadora Anice Gazzaoui (PL) explanou: “Um projeto que nasceu na comunidade, onde poucas pessoas acreditavam que era possível trabalhar com projeto social e há anos pessoas como Elza, Marcelo e todos os apoiadores, como os empresários da região, que investem e acreditam na comunidade. Em 2011 iniciaram as atividades comunitárias. Graças ao apoio do grupo houve a instalação da biblioteca comunitária. Fico muito feliz, me lembro da primeira vez que entrei no Cidade Nova e me lembro quando conheci dona Elza, em 1989”.

De acordo com Elza Mendes, do projeto Cidade Nova Informa, “a instituição precisa desse documento para dar prosseguimento às atividades, especialmente para construir um novo módulo, em que já há recursos previstos que foram captados, mas é necessário ter o documento de utilidade pública”. Ainda segundo ela, eles contam com diversas atividades como: Slam – Batalha de poesia, cursos de capacitação e geração de renda para a comunidade.

“Quando minha filha era criança eu recebi um convite para conhecer a biblioteca e eu não tinha ideia que existia o projeto e eu fui, fiquei encantado. De fato, esse projeto é popular, de resistência. Quero reconhecer o trabalho de vocês, é um trabalho de excelência”, memorou o vereador Adnan El Sayed (PSD).

O vereador João Morales (União) contribuiu: “é um trabalho muito bonito e por meio desse projeto estendemos muitas oportunidades”. A vereadora Yasmin Hachem (MDB) também fez uso da palavra para destacar a relevância da entidade. “É um projeto que oferece política pública para ofertar o que muitas vezes o poder público deveria estar ofertando. Então é o mínimo que devemos fazer. Eu acredito muito que com esse título muita coisa vai mudar”. “É um reconhecimento muito justo”, pontuou o vereador Jairo Cardoso (União).

O projeto leva cultura, informação, educação e prevenção a vulnerabilidades sociais, elaborando materiais informativos. Além disso, muitos jovens passaram pelo cursinho popular e receberam auxílio nos estudos como forma de preparação para o vestibular e Enem.

“É a comunidade exercendo funções que são do Estado. É uma entidade que faz inclusão da criança, adolescente, jovem e se insere de forma muito coordenada por um grupo que tem interesse na coletividade”, afirmou o vereador Ney Patrício (PSD), memorando também que a utilidade pública deve auxiliar que o município possa fazer parceria e também auxiliar, via emenda impositiva da Câmara, a instituição”.