Artistas de Foz: Maria Cheung resgata suas origens através da arte

por alanis — última modificação 01/02/2023 14h16
Artistas de Foz: Maria Cheung resgata suas origens através da arte

Foto: Arquivo Pessoal

No quinto episódio da série “Artistas de Foz”, da TV Câmara, a entrevistada foi Maria Cheung.

Dando continuidade à série “Artistas de Foz”, como forma de valorização dos profissionais da cidade e região, a TV Câmara conversou com Maria Cheung. Ela é nascida em Hong Kong, na China, e se mudou para o Brasil aos 7 anos de idade. Em busca de resgatar as origens por muitos anos, ela encontrou uma forma de se expressar através das artes plásticas, em especial o manuseio com as cerâmicas.

Dentre as diferenças culturais notadas pela artista, ela relata que quando criança observava que a bisavó tinha os pés pequenos e deformados. Posteriormente, Maria descobriu que era uma tradição que perdurou por séculos, em que as mulheres tinham seus pés enfaixados pelos homens.

“Eu uso meus próprios pés para falar dessa questão, para provocar reflexão. Apesar dos dias de hoje não existir mais esse tipo de tradição na China, existe no mundo outras formas de opressão contra as mulheres”, relembra a artista. Maria Cheung também comenta que as cerâmicas têm muitas possibilidades de manuseio desde objetos decorativos até artes conceituais.